Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Quem foi Paulo Gaudenzi, homem que dedicou quatro décadas ao Turismo

fc06c0d3-ea61-4fa7-a346-4b5237af7f9a

Foto rara de Paulo Gaudenzi na posse na Academia Brasileira de Eventos

Paulo Gaudenzi faleceu, aos 74 anos, na tarde desta segunda-feira (4), em Salvador. Líder do turismo baiano e nacional, o empresário, economista, ex-secretário de Turismo da Bahia e fundador do Salvador Destination foi para muitos uma figura vital no desenvolvimento do setor durante os mais de 40 anos de dedicação ao turismo nacional. Na Bahia, tudo começou em 1972, quando começaria a atuar diretamente na estratégia de turismo do estado.

Foi Paulo Gaudenzi o responsável pela transformação e exposição da Bahia no Brasil e no Mundo. Teve papel vital na construção do primeiro Centro de Convenções de Salvador, participou da interiorização do Turismo e foi o grande mentor do desenvolvimento das 13 zonas turísticas do estado. Foi secretário da Cultura e do Turismo de 1991 a 2006, nos governos de Antonio Carlos Magalhães e Paulo Souto, e deixou o Plano Estratégico do Turismo da Bahia até 2020.

No entanto, foi o plano estratégico montado nos anos de 1980 e 1990 que levou o Estado da Bahia ao topo do Turismo do Nordeste e do Brasil. Tanto é que a Bahia foi o primeiro destino a investir em estande próprio nas feiras internacionais, na época um pioneirismo de Gaudenzi. O empresário também foi presidente da Bahiatursa, e fundador da Salvador Destination, associação que promove a capital baiana no segmento de feiras, eventos e congressos. Foi presidente por quatro anos até se tornar VP de Relações Institucionais.

Em 2016, Paulo Gaudenzi revelou os 5 passos para a Bahia manter a liderança turística no Nordeste

Diretor do Sheraton Bahia até 2018, até se tornar Wish by GJP, Paulo Gaudenzi também tinha expertise no meio hoteleiro. Foi VP da ABIH-BA por dois mandatos. Em carta enviada ao trade, Caio Luiz de Carvalho, ex-Ministro do Turismo, classifica Paulo Gaudenzi como um “homem público diferenciado, competente e idealista. Foi um pioneiro na técnica de estudar as tipicidades do turismo brasileiro. Com ele aprendi a encarar o turismo como negócio sério, e a admirar sua capacidade de formar uma equipe técnica vibrante e competente, que veste com garra a camisa e os interesses do turismo da Bahia”.

 Roberto Duran (presidente da Salvador Destination), Claudio Tinoco (secretário municipal Cultura e Turismo) e Paulo Gaudenzi (vice presidente da Salvador Destination)

Paulo Gaudenzi em uma de suas últimas aparições públicas, no Festival do Caruru, em outubro de 2018, ao lado de Roberto Duran, presid