Florianópolis comemora 343 anos nesta quarta-feira, 23 de março. Para celebrar o aniversário, foi lançado o pacote “Floripa Inteligente: Turismo”, pela Secretaria Municipal de Turismo. Entre os projetos da iniciativa estão a marca turística; o Vivendo Floripa, site com informações do destino já em funcionamento e aplicativo, que estará disponível a partir de maio; a reforma dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e a colocação das mesas interativas; o site do Observatório do Turismo; o calendário mensal de eventos na cidade e o projeto que apresenta uma visão iconográfica da capital desenvolvido pelo Sebrae/SC.
O objetivo da iniciativa “Floripa Inteligente: Turismo” é inovar o turismo. O pacote traz os avanços tecnológicos do setor para fornecer informações como pontos turísticos, agenda de eventos e atividades para praticar, de maneira mais fácil para os turistas.
Site (www.vivendofloripa.com.br) e aplicativo – Esse projeto apresenta tudo o que há para fazer na cidade, em português inicialmente, mas a possibilidade de disponibilizar o conteúdo em inglês e espanhol deve ser implantada no futuro. Já o aplicativo, para os turistas encontratrm conteúdos do site e das mesas interativas, será disponibilizado para usuários Andriod e IOS.
Mesas interativas – encontradas no Mercado Público, localizada no Box 79, Aeroporto Internacional Hercílio Luz e Terminal Rodoviário Rita Maria, a parceria da prefeitura com a iniciativa privada permite acessar informações do destino, notícias, eventos, entre outros assuntos, como o TOP 10 de lugares para visitar na capital catarinense. Além disso, os CATs foram restaurados para enriquecer a experiência dos turistas.
Eventos – Desde dezembro a Secretaria de Turismo divulga para os turistas um calendário com eventos, atividade e horários de funcionamento de pontos turísticos como museus, fortalezas e igrejas.
Marca turística – o projeto da Marca Florianópolis, após diversas etapas do estudo, chegou a cinco características que representam a essência da capital: Vibrante, Natural, Multicultural, Mágica e Querida.
Observatório do Turismo – instituição sem fins lucrativos composta por bases de dados sobre a atividade turística, pesquisas e desenvolvimento de projetos que viabilizam o levantamento de informações para monitoramento.
Visão iconográfica – esse estudo promove o desenvolvimento dos pequenos negócios artesanais e reforça a economia do setor.