Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Investe Turismo englobará 19 cidades em Santa Catarina

Marcelo Álvaro Antônio durante a passagem do Investe Turismo por Santa Catarina.

Marcelo Álvaro Antônio durante a passagem do Investe Turismo por Santa Catarina

Santa Catarina foi o 14º estado a receber, nessa terça-feira (13), o Programa Investe Turismo, iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e o Sebrae Nacional. Ao todo, 19 cidades do estado, que compreendem a rota turística “Serra-Mar Catarinense”, serão beneficiadas com ações para desenvolvimento do setor, organizadas em quatro linhas: governança; serviços e atrativos turísticos; marketing e atração de investimentos.

O objetivo da ação é aprimorar os atrativos turísticos, qualificar os colaboradores do setor e realizar ações de promoção e destes destinos em Santa Catarina. Além de apresentar o programa, o evento também marcou a liberação de R$ 15 milhões para projetos de infraestrutura turística no estado.

Durante a abertura do evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio destacou o atual momento do setor no país, que vem sendo tratado como prioridade pelo presidente Jair Bolsonaro. Para ele, o programa Investe Turismo vem, primeiro, para uma aplicação melhor dos recursos do turismo, que eram muito pulverizados.

“Queremos estruturar as 30 rotas já estabelecidas pelos 26 estados mais o Distrito Federal, para que consigamos fazer a promoção de cada uma delas, levar qualificação profissional aos trabalhadores do setor e, sobretudo, atrair investimentos que sejam de pequeno, médio ou grande porte visando uma comodidade maior e uma estrutura melhor no recebimento dos turistas”, disse.

Álvaro Antônio também comentou os números positivos do turismo, divulgados pelo IBGE, como o índice de atividades turísticas no Brasil em junho de 2019, que cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado. “As notícias são boas. O turismo realmente chegou no momento que está tendo contribuição efetiva com a economia do país, gerando emprego e renda para a população”, comemorou.

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, destacou o trabalho das entidades do setor no trabalho de divulgação e ressaltou o evento o Investe Turismo. “É sempre bom divulgar Santa Catarina e atrair os olhares para nossas belezas. Somos um estado de muita riqueza e queremos desenvolver todos as potencialidades”, afirmou.

O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. Em Santa Catarina, a rota “Serra-Mar Catarinense” inclui Florianópolis, Lajes, São Joaquim, Urubici, Palhoça, Garopaba, Imbituba, Laguna, Balneário Camburiú, Bombinhas, Penha, Porto Belo, Blumenau, Brusque, Itajá, Timbó, Pomerode, São Francisco do Sul e Joinville.

Receba nossas newsletters