Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Maceió faz balanço sobre investimentos no Turismo em 2021

Patricia Mourão, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel)

Patricia Mourão, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel)

Com 1,5 milhão de doses contra a Covid-19 aplicadas, Maceió, capital do estado de Alagoas, chega ao final de 2021 celebrando as medidas tomadas em prol da segurança sanitária, bem como os investimentos em qualificação de profissionais do setor.

“Mesmo após um período difícil imposto pela pandemia, Maceió permanece como uma das cidades mais procuradas pelos viajantes. Isso é possível graças aos esforços do setor público em parceria com o privado, que não tem medido esforços para restabelecer o setor”, declara Patricia Mourão, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

A capital é reconhecida pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), chancelado pela Organização Mundial do Turismo, como um destino seguro, status que lhe conferiu o Selo Safe Travels. Os estabelecimentos locais contam com o “Selo Ambiente Seguro” criado pela Prefeitura de Maceió.

Em termos de estruturação, as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca foram beneficiadas com a instalação de banheiros públicos, obra que teve investimento de R$ 410 mil. Houve ainda a revitalização do calçadão e equipamentos esportivos.

A Semtel também trabalhou na “Rota do Mar”, investindo em serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação do Litoral Norte de Maceió e a revitalização dos Mirantes e praças da capital. O mês de outubro foi marcado pela entrega de 150 certificados de capacitação aos condutores de embarcações de Maceió.

Treinamentos sobre o destino foram realizados com agentes de viagens, além do ordenamento dos passeios às piscinas naturais e regulamentação dos profissionais de jangadas. A fim de divulgar o destino internacionalmente, a capital alagoana representou o estado na ExpoDubai e World Travel Market (WTM), além de promover capacitações com empreendedores digitais da P2D Travel.

Descentralização do turismo

Focado na valorização cultural, o Projeto Turismo de Base Comunitária está em fase de estudo técnico para a criação de roteiros que unam atrativos com história e cultura nos bairros de Maceió. Até o momento, a Semtel realizou ações iniciais nos bairros do Jacintinho, Vergel do Lago (Orla Lagunar), Pontal da Barra e Jaraguá.

A Prefeitura de Maceió também deu início a construção do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió, que visa a criação de estratégias para serem implementadas a médio e longo prazo a fim de atender as necessidades do mercado identificadas em pesquisas.

“A Prefeitura de Maceió vem dando exemplo de eficiência no controle da pandemia, na estruturação, obras e projetos entregues por toda a cidade. Além disso, capacitação, ordenamento e ações de marketing, também foram os principais eixos de atuação da gestão municipal”, endossa.

Outro ponto trabalho neste ano pela prefeitura de Maceió é o segmento gastronômico, que teve como palco os festivais “Sabores de Alagoas” e o “Bar em Bar”. A cidade também sediou o Circuito Mundial de Beach Tennis, “Macena Open de Beach Tennis”e a Confut Nordeste. Em 2022, cerca de cinco mil pessoas devem se reunir para o IronMan.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.