Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Ministério do Turismo recebe prefeitos e apresenta programas

89a69018-d4e7-4ff0-996f-9a8b0797c57f

Ministério do Turismo recebe prefeitos e apresenta programas da pasta (Erasmo Salomão/MTur)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu nesta semana, em Brasília (DF), prefeitos de várias cidades do Brasil. Durantes as reuniões, foram detalhadas informações de como acessar os recursos públicos para o turismo e, assim, fortalecer um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Os chefes dos Executivos municipais visitaram a capital federal na semana em que se comemora o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, instituído pela Lei 12.639/2012.

Para explicar como as instituições municipais podem pleitear investimentos junto à Pasta, os integrantes do MTur ficaram à disposição dos prefeitos e representantes locais, que participaram das reuniões acompanhados de parlamentares de seus estados. Por meio de orientações técnicas, servidores também apontaram como as secretarias municipais de turismo podem solicitar os benefícios.

O Ministério do Turismo apresentou também a Cartilha Parlamentar, com orientações sobre os programas do MTur. O documento é uma importante ferramenta para, didaticamente, explanar as ações da Pasta e guiar a elaboração de propostas via emendas parlamentares. São permitidos, por exemplo, projetos para infraestrutura turística, terminais rodoviários e fluviais, aeroportos, ferrovias, estradas, rodovias, ciclovias, além de centros de cultura, museus e teatros.

O ministro Gilson Machado Neto destacou a importância de as prefeituras contarem com equipes capacitadas para a elaboração de projetos que atendam aos critérios e exigências previstas em lei. “Estamos à disposição de vocês para que, juntos, possamos estruturar o turismo brasileiro. Dessa forma, ajudamos a fortalecer o setor, especialmente nesta fase de pandemia, e, também, contribuímos para a geração de emprego e renda para a população dessas cidades”, disse.

Receba nossas newsletters