Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur vai estruturar recepção de turistas com novos Centros de Interpretação

25_11_19_portugal

A delegação brasileira contou com representantes do MTur, do Iphan, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM)

Representantes do Ministério do Turismo estiveram em Portugal para conhecer seus Centros de Interpretação e estudar a viabilidade de implementação do modelo no Brasil. Os Centros oferecem atendimento a turistas e visitantes, com informações sobre o sítio histórico, atrativos locais, programação cultural, entre outras informações. A missão oficial aconteceu entre os dias 17 e 25 de novembro em várias regiões do país europeu.

Esses Centros de Interpretação levam os visitantes a uma viagem que incentiva a exploração do sítio, a compreender a sua história, a reconhecer os seus valores culturais e a tomar conhecimento dos seus atrativos. O turista pode descobrir e aprender em seu próprio ritmo, ao ter acesso a informações que podem o auxiliar a vivenciar o local, em uma experiência ao mesmo tempo enriquecedora e prazerosa.

Cada sítio reconhecido como Patrimônio Mundial em Portugal conta com este espaço de acolhimento e recepção de turistas e visitantes, que conta a história do local e traduz os valores ali preservados. O Brasil pretende implantar o modelo nas 15 cidades onde há bens reconhecidos pela Unesco.

“Portugal é referência no campo da proteção e promoção do patrimônio cultural. Para aprimorar a gestão turística do Brasil é fundamental conhecer melhores práticas utilizadas por outros países. As visitas foram muito proveitosas e vão auxiliar na formulação dos planos de gestão dos bens culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela Unesco”, diz a diretora do departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Silvana Nascimento.

A proposta é desenvolver, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estratégias para a elaboração de projetos desses Centros de Interpretação. São Luís e Salvador deverão ser os dois primeiros sítios a desenvolver os projetos para os seus Centros de Interpretação. Serão os projetos-pilotos a serem desenvolvidos ainda em 2020.

Receba nossas newsletters