Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Promperú quer atrair mais turistas brasileiros com novos destinos

20220405_144207

Milagros Ochoa, da Promperú, e Luis Alvarez, especialista em Turismo Receptivo/Brasil

“Desperte no destino Peru” é a nova campanha que abre novas alternativas de turismo para um dos destinos mais procurados da América do Sul pelo turista brasileiro. A Promperú – Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo agora vai além dos tradicionais passeios a Lima e Machu Picchu para recuperar os números pré-pandemia de visitantes brasileiros.

“Esperamos que o viajante brasileiro se anime a conhecer novos e complementares destinos aos habituais passeios culturais e históricos que tanto nos representam”, assinalou Luis Alvarez, especialista em Turismo Receptivo/Brasil.

A Promperú tem boas expectativas com o mercado emissor brasileiro e espera que agora, com as fronteiras abertas e o fim da pandemia, o turista possa ver o Peru como uma opção de viagem para suas férias e feriados longos. A expectativa para alcançar os níveis anteriores a pandemia são as melhores possíveis.

O trabalho de recuperação é um processo paulatino que envolve tanto as ações de promoção que já vem sendo realizadas e outras programadas para o mercado brasileiro, bem como ampliar a conectividade aérea.

“Neste momento contamos com um total de 15 voos diretos ligando Peru (Lima) e Brasil (12 São Paulo e 3 Rio de Janeiro), no entanto esperamos que ao longo do ano essas frequências sejam ampliadas e novos destinos sejam explorados inclusive por outras companhias aéreas que conectem ambos os países”, disse.

Atualmente, mais precisamente em fevereiro de 2022, o Brasil respondia por 4% do total de turistas que chegaram ao Peru, posicionando-se como sexto mais importante emissor mundial de turistas estrangeiros e quinto da região, atrás de USA, Chile, Colômbia, Argentina e Equador.

“Esperamos que o viajante se anime a conhecer novos destinos e descubra o quão maravilhoso é, por exemplo, o anoitecer no deserto do Paracas, que possa desfrutar da gastronomia de Arequipa, que possa escalão as montanhas nevadas do Huaraz, praticar surfe nas praias de Trujillo e se encantar com as impressionantes paisagens que oferece o Lago Titicaca em Puno”, explicou Luis Alvarez.

Logo após a reabertura das fronteiras terrestres, no final de dezembro 2021, e aéreas, nos meses de janeiro a fevereiro seguintes, o Peru recebeu um total de 4.859 turistas brasileiros, o que representa quase 4% do total de chegadas de passageiros estrangeiros.

Ainda que tímido, segundo a Promperú, pode-se notar um incremento importante e sustentável da atividade. “Com relação ao ano 2021, o crescimento foi de mais de 700%. Vale lembrar que antes da pandemia, em 2019, chegamos a receber 193.898 passageiros, 9% mais que no ano de 2018. E esperamos, aos poucos, ir recuperando estas cifras”, observou Luis Alvarez.

MOTIVAÇÃO – De acordo com o especialista em Turismo Receptivo, o turista brasileiro chega ao Peru muito motivado, principalmente pela oferta cultural – centros arqueológicos, tais como Machu Picchu, e históricos, como o centro de Lima – que, segundo pesquisa “87% dos brasileiros chegam por dito motivo. Entretanto, também gostam e optam por realizar atividades relacionadas ao turismo de natureza (43%) e de aventura (38%).

Receba nossas newsletters