Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Revisitando rota Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves com programa do MTur e Embratur

IMG-20201105-WA0061Prédio de madeira histórico de 1917    Foto Alexandre Siqueira/Embratur

 BENTO GONÇALVES (RS) – Inserido na bela paisagem da Serra Gaúcha, o Parque da Ovelha (@casadaovelha­_oficial) é um local incrível para passar o dia em família e, em especial com as crianças, que vão conhecer, vivenciar e participar da rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros.

O Parque da Ovelha é uma das principais atrações do roteiro turístico Caminhos de Pedra de São Pedro, criado em 1992 para implementar o turismo na região. O roteiro é uma iniciativa de resgate histórico em Bento Gonçalves que revela parte da história da imigração italiana na região. Entre outros atrativos, Caminhos de Pedra abriga construções centenárias de imigrantes italianos que ali chegaram, como o próprio prédio de madeira histórico da Casa da Ovelha de 1917.

Veja a galeria de fotos abaixo

A ideia do passeio no Parque da Ovelha é proporcionar ao turista um contato mais próximo com os animais, viver cada momento da fazenda, interagir, por exemplo, na alimentação de ovelhas e desfrutar do cada vez mais procurado turismo rural.

O roteiro de turismo rural no Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. As paisagens exuberantes do seu entorno tornam este um dos mais belos roteiros turísticos da região. São cerca de 15 quilômetros de extensão e, no caminho, encontram-se casas centenárias de pedra ou madeira, cada uma com um tema: Casa do Tomate, Casa da Erva Mate, Casa da Tecelagem, entre outras.

Outras foram transformadas em restaurantes, como a Casa Bertarello de 1880, construída pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua depois de morar com a família (esposa e dois filhos) por dois anos em uma gruta cavada em meio às raízes da árvore Maria Mole, ou Umbu,  até a construção da moradia definitiva e hoje abriga restaurante Nona Ludia.

Um dia no Parque da Ovelha

Assim que se chega ao Parque da Ovelha o programa começa com a degustação de queijos produzidos no próprio local, como a linha Peccorino de cinco variedades de maturação, frescais e árabes, iogurtes e o doce de leite. O parque tem cerca de 900 ovelhas no seu rebanho, a maioria da raça francesa lacaune, que produz apenas leite. Em média são produzidos 400 litros/dia por até 300 ovelhas em produção.

A amamentação de ovelhas filhotes pelo visitantes talvez seja o momento mais esperado pela criançada e, claro, adultos também. Nesta atração, os fazendeiros convidam os visitantes a dar mamadeira às ovelhinhas que ávidas por pelo leite aquecido em poucos minutos esvaziam a mamadeira.

Em seguida é hora de tosquiar as ovelhas adultas. Em geral, para demonstração o fazendeiro usa a tesoura martelo, de corte mais lento (30 ovelhas/dia contra 100 ovelhas/dia usando a tosquiadeira elétrica). A lã resultante é encaminhada à indústria cosmética para separação da cera gordurosa, ou lanolina, e produção de um dos melhores hidratantes de pele.

Outro momento especial do passeio é a demonstração das habilidades dos 12 cães da raça Border Collie que estão a serviço da Casa da Ovelha. Comandados pelo adestrador Vitor Henrique, cumprem as ordens, embora todos saibam o que fazer. É quase instintivo da raça carinhosa, ágil e muito atenta, o verdadeiro cão de pastoreio. No dia a dia, o trabalho consiste no cuidado com a movimentação de rebanhos de ovelhas com até 300 indivíduos até as pastagens distantes quase um quilômetro da sede. “Nunca perdemos uma ovelha sequer”, se gaba Henrique, o maior entusiasta de seus pupilos que os trata com muito carinho, amizade e respeito.

Revisitando o Brasil

O programa Revisitando o Brasil do Ministério do Turismo @mturismo, organizado pela Embratur @embraturbrasil e realizado junto com parceiros e colaboradores do trade trata-se de uma ação de incentivo à retomada do turismo interno. Ele já passou por Pernambuco e Minas Gerais. Nesta terceira edição o foco está em Rio Grande do Sul nas importantes regiões turísticas de Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Cambará do Sul e Porto Alegre.

GALERIA DE FOTOS

 

Receba nossas newsletters