Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

São Sebastião (SP) aposta em realidade virtual para promover avistamento de baleias

É mais um recurso de divulgação do destino utilizado em roadshows e feiras de turismo para uma experiência imersiva com os gigantes do mar (Divulgação)

É mais um recurso de divulgação do destino utilizado em roadshows e feiras de turismo para uma experiência imersiva com os gigantes do mar (Divulgação)

São Sebastião, destino do Litoral Norte de São Paulo adotou a utilização de óculos de realidade virtual para oferecer uma experiência imersiva de alistamento de baleias jubartes em feiras internacionais. A divulgação feita pela Secretaria de Turismo de São Sebastião também ocorre no Roadshow da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que percorrerá nove cidades brasileiras e uma no Paraguai entre maio e junho.

“A temporada de avistamento de baleias de São Sebastião começa agora em maio e vai até agosto. Então, os óculos de realidade virtual serão uma degustação do grande espetáculo que é a passagem das baleias jubartes pela nossa costa. Na temporada de 2023, tivemos o avistamento recorde de 740 baleias e estamos empolgados para este ano”, afirma Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo. O avistamento de cetáceos em São Sebastião é uma atração turística cuja sustentabilidade foi atestada pela Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

Em todas as paradas da caravana, o público visitante poderá aproveitar para sentir um pouquinho de como é avistar baleias usando óculos de realidade virtual. O Road Show começa por Ciudad del Este (Paraguai) e depois segue para Maringá, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Uberlândia e termina em Brasília. Também vai levar o recurso para a Seatrade Cruise Global, evento anual da indústria de cruzeiros em Miami que neste ano será realizado de 8 a 11 de abril.

“Apostamos no avistamento de baleias como uma atividade turística com potencial para crescer ainda mais. Afinal, quem não fica maravilhado ao avistar gigantes do mar e saber que estão sendo conservados?”, brinca Adriana. Ela acrescenta que, para São Sebastião, é uma atividade muito importante até porque o avistamento de baleias ocorre na baixa temporada do turismo do destino. Além dos óculos de realidade virtual, a Secretaria de Turismo de São Sebastião levará para o Roadshow uma folheteria completa do destino.

Feiras internacionais

São Sebastião está empenhado em atrair não apenas turistas nacionais, mas também estrangeiros para conhecerem as maravilhas do destino. Para isso, neste ano já participou de quatro feiras internacionais de turismo – na Espanha, Portugal, Estados Unidos e na Alemanha – e recentemente recebeu uma comitiva de jornalistas da América Latina. “A participação de feiras internacionais é uma estratégia para conquistarmos o turista internacional, principalmente aquele que já visita a cidade de São Paulo e tem interesse em turismo de natureza, em praias. Inclusive temos ônibus que fazem a ligação direta do Aeroporto de Guarulhos com São Sebastião”, lembra a secretária de Turismo.

Capacitação

Paralelamente, a Secretaria de Turismo de São Sebastião está engajada em participar de workshops, cursos e outros eventos que acrescentem à capacitação da equipe. Exemplo foi o Conexão Embratur realizado agora em março, em São Paulo. A capacitação, uma parceria da Embratur com o Sebrae, teve como objetivo orientar e explicar estratégias a empresários, gestores públicos, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.

Plano Diretor do Turismo

A equipe da Secretaria de Turismo de São Sebastião segue no processo de revisão do Plano Diretor de Turismo 2024-2027 do município. Recentemente, participou de uma oficina de planejamento para que as diretrizes do futuro do turismo de São Sebastião sejam estabelecidas de forma colaborativa. A revisão do documento está a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA), uma instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação da Secretaria de Turismo de São Sebastião e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Receba nossas newsletters