Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Setur-DF debate implementação de soluções alternativas para enfrentar crise

A Secretaria de Turismo do DF reuniu representantes de 16 universidades, instituições de ensino, entidades do trade turístico e órgãos governamentais para debater a implementação de soluções alternativas para a atual crise, que afeta diretamente o setor turístico em todo o país. O encontro do Grupo de Trabalho (GT) Qualificação e Pesquisa teve como objetivo a troca de experiências entre os participantes, que buscaram formas de trazer o conhecimento para agregar na recuperação do setor.

VC qualificação Setur-DF (1)

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, com o Grupo de Trabalho (GT) Qualificação e Pesquisa

O trabalho desenvolvido pelo GT Qualificação e Pesquisa está gerando ações concretas, parcerias e alianças entre os membros, impactando diretamente no reposicionamento da capital federal como referência de gestão integrada e inovadora no período pós-pandemia, informa a Setur-DF. O grupo debateu os instrumentos, ferramentas e processos que podem contribuir com esse objetivo. As instituições de ensino têm papel essencial para a elaboração e fornecimento de conteúdo.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, reforçou a necessidade de aproximação entre o governo e o trade por meio da qualificação. “O destino turístico se diferencia pela qualidade de atendimento. Estamos em um momento de reinvenção, de desenvolver uma visão especialmente estratégica, usar as tecnologias, a internet a nosso favor. Precisamos criar conteúdos e produtos para que os profissionais de todos os segmentos que envolvem o turismo possam se qualificar”, disse.

Dentre as ideias compartilhadas estão a criação de cursos temáticos voltados para o trade turístico, cursos de idiomas, gestão e negócios, além de workshops e oficinas específicas para o setor. A participação das instituições de ensino é essencial para a elaboração e fornecimento de conteúdo, especialmente quanto aos novos modelos de negócios turísticos e às novas regras e práticas relacionadas à segurança pós-pandemia.

A realização de estudos e pesquisas sobre satisfação de turistas quanto às medidas de segurança relacionadas ao Covid-19 e a definição de metodologias para avaliação do impacto econômico do turismo do DF também são ferramentas fundamentais para uma boa retomada do segmento, informou a Secretaria de Turismo.

Receba nossas newsletters