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Hurb nega quantidade de processos e afirma que Termo de Ajustamento de Conduta será assinado em breve

Hurb responde hoje a mais de 100 mil ações na justiça

CEO do Hurb, João Ricardo Mendes, compartilhou detalhes sobre cenário atual da empresa nas redes sociais (Reprodução YouTube)

Após veiculação de matéria no Fantástico, da TV Globo, na noite de ontem (04/08), e repercussão aqui no M&E, o Hurb se posicionou sobre a atual situação da empresa e, apesar de não citar números, negou a existência de mais de 100 mil processos na justiça. A companhia informa ainda que as reuniões junto ao Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do TJRJ), com a presença da FGV,  já se iniciaram com o intuito de personalizar a plataforma e alinhar as regras da mediação, que deve entrar oficialmente em vigor a partir de outubro deste ano.

Além disso, retomando as conversas com a Senacon, acredita-se que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) deva ser assinado nos próximos dias, dando uma abrangência nacional a esta mediação e ratificando esse momento de retomada da empresa.

Confira posicionamento da empresa:

“Prezando pela transparência com seus stakeholders, o Hurb informa que, desde 2020 – quando teve início a crise sanitária do Covid-19 -, mais de 80% dos clientes que adquiriram pacotes de viagem na plataforma foram operados. Quando considerado todo o portfólio de produtos comercializados pela companhia, que tem destaque a reserva de quartos de hotel, essa taxa é ainda maior.

À época, o setor de turismo sofreu uma grande instabilidade na relação “oferta x demanda”, com redução da malha aérea e a indisponibilidade de tarifário promocional, um dos pré-requisitos para o Pacote Flexível. Para além desse cenário, o momento do mercado se encontrava desfavorável para o modelo de negócios da companhia. Isso porque vieram à tona problemas financeiros em outras grandes empresas como Americanas, Light, Marisa, CVC, Oi e cias aéreas como Gol e Azul, criando um ambiente de incertezas e levando os bancos a buscarem estratégias de redução de riscos. Com uma presença mais conservadora, as instituições financeiras passaram a adotar medidas como a diminuição do acesso ao crédito e antecipação de recebíveis e o aumento da taxa de juros, o que gerou uma crise de crédito no mercado, impactando diretamente no fluxo de caixa das empresas nacionais.

Apesar de a companhia não comentar números e processos internos, por questões legais, o Hurb esclarece que, ao contrário do que foi declarado, não tem – e nunca chegou a ter – mais 100 mil processos ativos na justiça. No que diz respeito aos clientes impactados, a empresa aproveita para compartilhar que, em junho de 2024, foi aprovado o projeto de mediação coletiva, uma proposta da empresa para dar seguimento às negociações com seus públicos. Sobre a iniciativa, a companhia acredita que a validação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a experiência da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que será sua parceira na mediação, trazem a credibilidade que projeto precisa e ainda reafirmam o compromisso da empresa em estreitar o relacionamento com o seu consumidor, a fim de desenhar estratégias personalizadas que atendam aos seus interesses e aos do Hurb.

A companhia informa ainda que as reuniões junto ao Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do TJRJ), com a presença da FGV,  já se iniciaram com o intuito de personalizar a plataforma e alinhar as regras da mediação, que deve entrar oficialmente em vigor a partir de outubro deste ano. Além disso, retomando as conversas com a Senacon, acredita-se que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) deva ser assinado nos próximos dias, dando uma abrangência nacional a esta mediação e ratificando esse momento de retomada da empresa.

A companhia pode afirmar que não está sem recursos. As conversas com bancos e instituições financeiras, a fim de normalizar o fluxo de caixa da empresa, lograram bons resultados. Já em ritmo de retomada positiva do negócio, a empresa segue a renegociação das dívidas com os parceiros, regularizando pendências e reativando grandes fornecedores em sua plataforma. Agora, a decisão pela negociação com a Senacon visa, justamente, garantir uma orientação em relação a distribuição dos recursos da empresa, de modo a contemplar de forma igualitária o maior número de clientes do Hurb. Assim, a companhia realiza uma resolução com validação de um órgão regulatório. Ao contrário do que vem sendo dito, até então, nenhum bem do Hurb chegou a ser expropriado para cumprir decisões judiciais, comprovando que tal suposição falaciosa é mais uma forma de denegrir a imagem da companhia.

O Hurb nasceu com a missão de transformar e otimizar o setor de turismo, conectando pessoas e lugares. O nosso objetivo primordial é realizar o sonho de viagem a cada vez mais brasileiros. Hoje, vivemos momentos de turbulência, e sabemos que ainda haverá desafios pela frente. No entanto, reforçamos que estamos trabalhando incansavelmente em força-tarefa para normalizar as nossas operações. Para se ter uma dimensão do alto volume das operações do Hurb, ao longo dos 13 anos de história do Hurb, já foram mais de 5 milhões de pessoas embarcadas, além de aproximadamente 22 milhões de diárias vendidas – números que demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes.

Por fim, o Hurb frisa que, em prol da escuta ativa e cuidado com seus públicos, está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas”

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