Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Encontro de Lideres

Encontro de Líderes: bancos discutem avanço do Turismo por meio de financiamentos

Financiamentos para o setor Turístico como fator essencial de crescimento socioeconômico foi o tema do segundo painel do dia

Financiamentos para o setor turístico como fator essencial de crescimento socioeconômico foi o tema do segundo painel do dia (Eric Ribeiro/M&E)

FOZ DO IGUAÇU –  Aprender a escolher os melhores tipos de financiamento para cada projeto e como utilizá-los para fomentar o segmento de turismo foi tema do painel “Financiamentos para o Setor Turístico como fator essencial de crescimento socioeconômico”, durante o primeiro dia do 1° Encontro de Líderes, que acontece no Wish Foz do Iguaçu até sexta-feira (17).

Entre os participantes, nomes como Celso Leonardo Derziê de Jesus Barbosa, assessor Estratégico da Presidência da Caixa Econômica Federal; Helton Chagas Mendes, superintendente de Negócios de Atacado e Governo do Banco do Nordeste; Lisiane Astarita, gerente de Planejamento do BRDE; Job Rodrigues, gerente da Área de Indústria e Serviços do BNDES; e Firminiano de Moraes Pinto, CEO da FinPro Tecnologia Financeira.

COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE FINANCIAMENTO

Firminiano de Moraes Pinto, da FinPro, falou sobre a convergência de identidade de empresas e projetos de investimento. Segundo Firminiano, para começar um negócio a empresa precisa primeiramente definir o projeto. Após escolhido e bem definido, é necessário descobrir a identidade da empresa, do próprio projeto, e definir o tipo de financiamento ideal e então encontrar um banco que esteja alinhado com esses objetivos.

“São as características definidas na identidade que vão definir o financiamento coerente para o projeto. As vezes a empresa não está compatível com o financiamento escolhido, seja em porte ou tamanho e isso pode prejudicar o projeto final. Por isso, é necessário construir a identidade da sua empresa afim de definir o financiamento ideal para desenvolver seu projeto ainda na fase inicial”, explicou o CEO da FinPro. “A FinPro encara o turismo como um mercado essencial no desenvolvimento econômico do País”, completou.

CRIAÇÃO DE PRODUTOS VOLTADOS PARA O SEGMENTO

“A Caixa tem dado e quer dar cada vez mais importância para o segmento do turismo através de financiamentos”. É isso que afirmou Celso Leonardo Derziê de Jesus Barbosa, assessor Estratégico da Presidência da Caixa Econômica Federal. Celso explicou que a Caixa vem fazendo um trabalho sistêmico em relação a patrocínio de eventos e desenvolvimento de mais linhas de financiamento e de fundo de investimento para o setor de turismo.

Apesar da Caixa ter diversos serviços e produtos voltados para impulsionar o setor, Celso Leonardo afirma ter consciência de que é necessário adicionar ainda mais produtos customizados para o turismo no portfólio do banco. “O nosso cartão de credito, por exemplo, é importante para o viajante pois é o cartão que mais acumula pontos no mercado. Já na próxima semana também lançaremos o Pacote +PJ, que nos aproximará do que o cliente precisa, a fim de melhorar sua linha de credito. Porém, apesar disso, o maior beneficio de estar nesse evento não é mostrar os produtos que oferecemos mas também para ouvir as entidades e pessoas presentes para entendermos o que precisamos fazer para melhorar ainda mais esse setor”, explicou Celso.

Para Job Rodrigues, gerente da Área de Indústria e Serviços do BNDES, a mensagem principal a se passar tanto para o setor público, quanto para o privado é que “as linhas de financiamento estão abertas e possuem boas condições”. Segundo Job, o dinheiro para o financiamento está disponível para todos os perfis e praticamente tudo é financiável e investir em crédito e em financiamento faz com que a empresa cresça exponencialmente de uma forma ainda mais rápida. O gerente ainda acredita que é necessário que as pessoas percam o medo do “crédito” e passem a utilizá-lo de forma consciente e estratégica para conseguir expandir seu projeto.

PORQUE INVESTIR NO TURISMO?

O Turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento, sendo um setor que movimenta mais de 50 segmentos da economia e, por esse motivo, a presença em eventos como o Encontro de Lideres é fundamental. Isto é o que afirma Helton Chagas Mendes, superintendente de Negócios de Atacado e Governo do Banco do Nordeste.

O Banco do Nordeste possui grande atuação no segmento, aplicando 2,3 bilhões de reais no turismo nos últimos 5 anos. O principal programa de apoio para o turismo, o Proatur, financia todos os subsetores do segmento, por exemplo, pousadas, hotéis, restaurantes, bares, desde a implantação até as reformas. Como efeito desses investimentos, no último ano, foram gerados ou mantidos 24,4 mil empregos somente nesse segmento e, em 2019, a expectativa é que esses números aumentem.

“O que se investe no Nordeste e na nossa região de atendimento em Turismo impacta todo o Brasil economicamente. Por esse motivo, investir nesse setor é extremamente importante”, explicou Chagas.

ATUAÇÃO NO SETOR TURÍSTICO 

O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, também marcou presença no painel, representado pela Lisiane Astarita, gerente de Planejamento do BRDE, que explicou um pouco da atuação do banco no setor turístico.

“Nosso banco consegue chegar em todas as categorias e segmentos de projetos. Já tínhamos uma aplicação muito forte no setor, principalmente na área de hotéis de negócios, de lazer e até mesmo os hotéis termais. Desde a implantação até a expansão, o banco também apoia o financiamento de pontos turísticos, transportes turísticos, centro de convenções, museus, bares, restaurantes, expedições e toda a cadeia turística. Agora estamos expandindo ainda mais esses investimentos”, afirmou Lisiane.

Uma das iniciativas trabalhadas pelo BRDE é o Protur – Programa de fortalecimento de turismo, para apoiar projetos em regiões de desenvolvimentos, a criação de novos produtos turísticos, o fortalecimento de parcerias articuladas e financiamento de projetos do público privado. O programa funciona com duas modalidades de apoio. Segundo Lisiane, o financiamento de longo prazo e o apoio técnico na estruturação de projeto – tanto pro privado quanto para o município – onde o banco faz toda a estruturação e articulação com parceiros para conseguir o financiamento, caso não seja possível disponibilizar o investimento somente pelo BRDE.

Outro programa trabalhado pelo banco é o Fungetur, que hoje é principal recurso do banco. “É uma linha que faz toda a diferença para o segmento pois tem um custo baixo comparado aos outros fundings. Já utilizamos todo o recurso que tínhamos para esse ano, atendendo o máximo de projetos possíveis, já que houve um interesse muito grande dos empresários da área de turismo, que perceberam que esse recurso é um ótimo negócio pois tem ótimas condições”, finalizou Lisiane.

barra_patrocinio_nova

Receba nossas newsletters