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Locadoras / Turismo em Dados

Locação de carros cresce 20% nas férias de julho

O turismo é responsável pela demanda de 48% da frota total da Abla que atualmente é de 1.173.357 (mais de 560 mil carros) (Foto: reprodução)

O turismo é responsável pela demanda de 48% da frota total da Abla que atualmente é de 1.173.357 (Reprodução)

As férias de julho representaram aumento de 20% da locação diária no comparativo com a baixa temporada, no setor de locação de carros, segundo Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). O turismo é responsável pela demanda de 48% da frota total da Abla que atualmente é de 1.173.357 (mais de 560 mil carros).

Aproximadamente 32% são voltados ao aluguel diário para turismo de lazer, enquanto outros 16% são utilizados para o turismo de negócios. “O aumento expressivo dos preços das passagens aéreas e o dólar instável seguem refletindo na forte demanda pelos automóveis alugados, o que é um importante indicativo do aquecimento do turismo doméstico”, afirma Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla.

Com pagamento por hora, contratos flexíveis e facilidades, como combustível e pedágios incluídos, a locação se mostra uma vantajosa alternativa para quem não abre mão de viajar. Segundo a Abla, a locação de carros cresceu 33,5% no Brasil em 2021, enquanto o número de usuários cresceu 12,3% em relação ao ano anterior.

“O brasileiro redescobriu o turismo doméstico. As pessoas passaram a buscar roteiros mais baratos e distâncias mais curtas. Os destinos nacionais se tornaram apostas certas, que combinam perfeitamente com as viagens de carro. As férias de julho representaram um crescimento de 20% da locação diária no comparativo a baixa temporada”, ressalta.

A retomada dos eventos e festividades presenciais, como carnaval e São João, também ajudaram a fomentar a atividade.”Alugar um carro para viajar é um ótimo custo-benefício. As roadtrips [viagens de carro] são uma experiência incrível para compartilhar em família, a dois, entre amigos ou mesmo sozinho”, endossa.

Assinatura

Um dos modelos de serviço em alta é a locação a longo prazo por meio da assinatura. “As pessoas que venderam o carro próprio descobriram e migraram para o serviço de carro por assinatura. Com duração de 12 a 48 meses, os contratos podem ser renovados periodicamente”, explica.

Com um valor fixo mensal, o cliente tem à disposição um carro novo, pelo qual irá pagar apenas a mensalidade, sem se preocupar com os custos de revisão, manutenção, seguros, tributos e taxas referentes ao veículo — do IPVA ao imposto de renda.

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