Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Rodoviário / Turismo em Dados

Setor rodoviário prevê superar pré-pandemia em número de passageiros neste verão

onibus rodoviario abrati divulgação

A associação ressalta ainda que os meses de dezembro e janeiro, analisando os últimos quatro anos, representam juntos cerca 21% dos embarques do ano (Divulgação)

A Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, associação que representa a maior parte dos operadores do transporte rodoviários no país, revelou que, com frota renovada e serviços premium, o setor está preparado para seduzir o passageiro do transporte aéreo, que está buscando os ônibus para fugir das altas tarifas do avião nesse final de ano.

A associação ressalta ainda que os meses de dezembro e janeiro, analisando os últimos quatro anos, representam juntos cerca 21% dos embarques do ano, e neste ano é esperado um crescimento de até 20% em relação ao número de passageiros de 2019, pré-pandemia, que chegou 39 milhões de passageiros embarcados.

Pensando nisso, as empresas regulares do setor estão cada vez mais investindo em governança corporativa para garantir práticas mais sustentáveis do ponto de vista da continuidade das empresas e resultados dos negócios. “As grandes empresas contrataram profissionais de diversas áreas para transitar no universo rodoviário de passageiros. Contamos com times de tecnologia, business inteligence e especialistas na estruturação de uma agenda ESG”, destaca Letícia Pineschi, conselheira e porta voz da Abrati.

O resultado desse trabalho já vem impactando o segmento, e começa a ser claramente visto pelos passageiros nas plataformas de embarque nesse final de ano, por meio das frotas renovadas, maior percentual de serviços de luxo, wifi, internet free a bordo, bilhete de passagem eletrônico e motores mais ecológicos. Além disso, um dos grandes grupos do setor fechou um contrato de publicidade com um cantor popular e vem emplacando nas rádios um sucesso cujo tema da música é a própria empresa.

A estratégia também reflete adaptações nas mudanças de comportamento do consumidor, que passou a buscar mais por viagens e destinos no comércio online e a se preocupar com as boas práticas socioambientais das empresas.

Ainda de acordo com Letícia Pineschi, “os passageiros contam hoje com um time de profissionais nas empresas, que a partir da análise dos dados do comportamento do consumidor, podem orientar os investimentos das companhias de modo mais assertivo e a atender a demanda de um modo mais customizado, incluindo benefícios como programas de fidelidade e cashback em compras”.

Além disso, as empresas esperam aumentar a receita dos serviços especiais como leito e cabine cama, cuja procura durante o ano foi 15% maior. “O setor parece estar bem-preparado para esta demanda, só no Rio de Janeiro, uma das cidades mais procuradas do país para o ano novo, são esperados o desembarque de cerca de 286 mil turistas na Rodoviária do Rio entre os dias 23 a 29 de dezembro”, ressalta Pineschi.

Receba nossas newsletters