Durante a cerimônia de sanção da Nova Lei Geral do Turismo, nesta quarta-feira (18), o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a determinação do governo Lula em transformar a infraestrutura de aviação do Brasil. Ele afirmou que, nos próximos quatro meses, o presidente entregará mais de 30 aeroportos novos e requalificados em todas as regiões do país.
O ministro destacou que “nesses próximos quatro meses, o presidente vai entregar, entre aeroportos novos e requalificados, mais de 30 aeroportos em todas as regiões do Brasil”, e acrescentou que “o presidente Lula tem priorizado a indústria da aviação brasileira”.
Silvio ressaltou a importância da Embraer e o compromisso de Lula em priorizar a indústria da aviação brasileira. “Nos Estados Unidos, 50% da aviação é feita com aviões da Boeing. Na França, 49% com a Airbus. No Brasil, apenas 12% são da Embraer. É fundamental fortalecer essa empresa e estimular o conteúdo local, respeitando o livre comércio.”
O ministro também fez uma comparação com o suporte financeiro que outros países ofereceram a suas companhias aéreas durante a pandemia. “Enquanto os EUA destinaram 50 bilhões de dólares, o Brasil não fez o mesmo. O presidente Lula, ao lado da equipe econômica, tomou uma decisão crucial para a recuperação das nossas empresas aéreas, permitindo que elas se capitalizem e requalifiquem suas frotas.”
Silvio elogiou também o trabalho do ministro Celso Sabino no desenvolvimento do turismo e no fortalecimento do setor, afirmando que isso será vital para promover as belezas do Brasil, “do litoral ao sertão, do Iapoque ao Chuí”. Ele concluiu ressaltando que a agenda internacional de Lula já está gerando resultados significativos para o país.
“Estamos em um caminho promissor, e tenho confiança de que essas ações vão não apenas revitalizar a aviação, mas também impulsionar o turismo no Brasil.”