Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Plano de ação do trem turístico BH-Brumadinho é aprovado pelo MTur

WhatsApp_Image_2020-10-26_at_11.21.02

O projeto prevê a revitalização de uma estação em Belo Horizonte, próxima ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), e a construção de outra em Inhotim (Mariana Venturim/MTur)

A primeira reunião do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Mob-Tur) do Ministério do Turismo, nesta segunda-feira (26), marcou a aprovação do Plano de Ação do trem turístico BH-Brumadinho, que liga as cidades mineiras de Belo Horizonte e Brumadinho. O projeto prevê a revitalização de uma estação em Belo Horizonte, próxima ao Museu de Artes e Ofícios (MAO), e a construção de outra em Inhotim.

Em atividade, o trem será capaz de transportar 1,4 mil pessoas por dia em duas locomotivas com dez vagões cada. O trajeto de 52 quilômetros será feito em pouco mais de uma hora. Para isso, antes de mais nada, é preciso criar um grupo técnico e realizar uma reunião extraordinária a ser agendada para novembro. Durante o encontro, também foram discutidos assuntos como melhorias no turismo rodoviário, na conectividade aérea e no turismo náutico.

“Essa primeira reunião foi muito importante para apresentarmos as diretrizes do fórum e identificarmos prioridades, incluindo a aprovação do trem turístico. A mobilidade e conectividade são determinantes para o desenvolvimento do turismo do país e, nesse momento pós-pandemia, resolve também a demanda do turismo de curta distância” destacou o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), Lucas Fiuza. “Eu só tenho a agradecer o empenho das equipes e dos secretários pelo que foi apresentado e discutido aqui”, finalizou.

Receba nossas newsletters