Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Abear alerta sobre necessidade de fortalecimento financeiro das companhias aéreas

Jurema Monteiro presidente da Abear 1 e1707422881320 Abear alerta sobre necessidade de fortalecimento financeiro das companhias aéreas

Jurema Monteiro, presidente da Abear

RIO DE JANEIRO – A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, esteve entre os convidados do evento que a Embratur realizou nesta quinta-feira (8), no Aeroporto do Galeão, para celebrar o recorde histórico de receitas oriundas do turismo internacional: foram US$ 6,9 bilhões, o equivalente a R$ 34,5 bilhões, maior resultado da série histórica iniciada em 1995.

De acordo com Jurema, a aviação comercial tem motivos para celebrar o ano de 2023, visto que a retomada da operação aérea no último ano foi significativa. Foram 112 milhões de passageiros voando pelo Brasil, o que corresponde a 95% da movimentação de passageiros registrada em 2019, que foi um ano recorde.

“Ao mesmo tempo em que nós comemoramos esses bons resultados operacionais, o ano de 2023 ainda nos apontou diversos desafios que podem inibir a nossa expansão mais virtuosa nesse ano de 2024”

“Ao mesmo tempo em que nós comemoramos esses bons resultados operacionais, o ano de 2023 ainda nos apontou diversos desafios que podem inibir a nossa expansão mais virtuosa nesse ano de 2024 e aqui eu falo especificamente da pressão de custos estruturais que nós ainda enfrentamos no país, com um excesso de judicialização, e a necessidade do fortalecimento financeiro das companhias aéreas”, afirmou em seu discurso.

Segundo ela, para tentar resolver essas questões, a Abear tem mantido um diálogo propositivo com o Governo Federal em duas pautas prioritárias. “A primeira delas se refere ao acesso de crédito para que as empresas possam voltar a investir mais em aeronaves e assim ter mais passageiros e mais voos para o nosso país; e o segundo caminho, que é mais estruturante, para que a gente possa reduzir custos e ampliar a competitividade das nossas empresas no mercado atraindo, inclusive, novas operadoras como aqui a gente vê a operação da Sky no Aeroporto do Rio de Janeiro”, ressaltou Jurema.

A presidente da Abear também agradeceu o empenho dos ministros e de Marcelo Freixo. “Quero ressaltar o trabalho do ministro Silvio Costa, que tem sido um parceiro de primeira hora, dialogando com o setor com sensibilidade, assim como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que não tem deixado de nos atender. Todos sempre aptos em ajudar o setor criando pontes com o Governo Federal para que a gente possa efetivamente encontrar soluções e uma agenda permanente, construtiva e estruturante para que o mercado de transporte aéreo possa crescer, para que possamos cada vez mais trazer novos voos e novos passageiros para o nosso país” salientou.

Para Jurema, o Brasil está num caminho novo e positivo. “Deixo então essa mensagem de otimismo em relação a esse momento do turismo e da aviação brasileira”, finalizou.

Receba nossas newsletters