Em um balanço positivo dos primeiros seis meses de 2024, Marília Herrmann, secretária-executiva do Turismo de Alagoas, destacou o crescimento do setor e as diversas iniciativas para impulsionar o turismo no estado. “Os primeiros seis meses foram muito bons e positivos, com crescimento no número de turistas e de voos operados no Aeroporto Internacional de Maceió. Os dados oficiais mostram crescimento de 50% nos seis primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior”, afirmou a secretária, que participa do Salão Nacional do Turismo
Somente no mês de agosto, segundo dados da Aena Brasil, o Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares terá 28% a mais de voos (800) em agosto, em relação a 2023 (600).
Ainda no que tange à aviação, ela destaca novas conquistas, como 40 voos semanais da Azul dedicados a 18 mercados emissores durante a alta temporada de verão 2024/2025. E um voo charter ligando Lisboa a Maceió no Reveillon.
Salão do Turismo
A secretária explicou a importância de participar do Salão Nacional do Turismo. “Estamos aqui no Salão de Turismo, trouxemos seis regiões turísticas do nosso estado para que os visitantes possam conhecer melhor e viver experiências diversificadas”, revelou.
Além das regiões turísticas, o artesanato e a gastronomia também foram destacados. O estado conta com a presença de artesãos e chefs de cozinha que apresentaram pratos típicos como caldinho de sururu e bolinho de goma. No que diz respeito ao Turismo Afro, a Serra da Barriga foi um dos focos, com a apresentação de produtos turísticos relacionados às raízes africanas, incluindo a bebida xequeté.
A Rota da Cachaça, um produto recém-lançado, que completa um ano em setembro, também recebeu atenção. Herrmann enfatizou a ampliação das possibilidades turísticas além das famosas praias de Alagoas, incluindo cultura, gastronomia e aventura.
Para o segundo semestre, Alagoas participará de feiras nacionais e internacionais, incluindo a Abav, em Brasília, e a FIT, em Buenos Aires.
Hotelaria
Além disso, a secretária anunciou a construção de um segundo hotel da rede Vila Galé em Coruripe, que deve impulsionar o mercado europeu. O Vila Galé Coruripe Alagoas – Resort Hotel, Beach & Spa vai contar com um investimento total de R$ 200 milhões.
“Com a abertura do segundo Vila Galé, o crescimento será ainda maior”, afirmou. O estado atualmente conta com 51 mil leitos e prevê a construção de 15 novos hotéis até 2026, com um aumento estimado de 8 a 9 mil leitos.