Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos / Fotos

Alemanha celebra 30 anos da queda do Muro de Berlim e crescimento no Brasil

Margaret Grantham, diretora do DZT no Brasil

Margaret Grantham, diretora do DZT no Brasil (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – Como acontece todos os anos, o Centro de Turismo Alemão (DZT) realiza mais uma edição do Workshop Destino Alemanha. Nesta terça-feira (15), o evento contou com treinamentos e capacitações sobre o destino, bem como um bate-papo com a blogueira Natalie Soares, do Sundaycooks. O workshop ainda teve como parceiros Lufthansa, Europcar, KD, visitBerlin, Munique, Appina Travel, Maritim, Vosaio e Miller Reisen.

O intuito do workshop é estabelecer três momentos de interação, nos quais os convidados têm a oportunidade de fazer negócios com parceiros em uma rodada de negócios, ouvir palestras sobre o destino Alemanha e participar de um bate-papo, além de desfrutar algumas experiências sensoriais, como um pequeno quiz de curiosidades sobre a Alemanha e uma experiência 360º de bicicleta pelo país através de óculos de realidade virtual (VR).

A escolha do período para a realização do evento não foi por acaso, visto que no próximo dia 9 de novembro, o país celebra os 30 anos da queda do Muro de Berlim, quando a Alemanha Oriental abriu sua fronteira para a Alemanha Ocidental. A unificação oficial, no entanto, ocorreu 11 meses depois, em 3 de outubro de 1990.

Margaret Grantham, da DZT, e Jens Gust, cônsul Adjunto do consulado da Alemanha

Margaret Grantham, do DZT, e Jens Gust, cônsul Adjunto do consulado da Alemanha (Eric Ribeiro/M&E)

Estatísticas do DZT indicam que, logo após a reunificação, mais de 31 milhões de pernoites de estrangeiros foram registrados na antiga Alemanha Ocidental e 3,4 milhões na antiga Alemanha Oriental. Entre 1993 e 2018, o número de pernoites de visitantes internacionais mais do que dobrou, de 34,7 milhões para 87,7 milhões. Uma história de sucesso que levou ao nono registro consecutivo em 2018. O crescimento em longo prazo do visitantes ao país europeu desde a reunificação superou o crescimento do turismo, tanto em nível europeu como global.

 

Mercado brasileiro

O Brasil segue mostrando que, quando o assunto é viagem para a Alemanha, já se tornou um mercado certo para o Velho Continente, especialmente após a Copa do Mundo de 2006. Os números, anualmente, falam por si. Em 2019, o destino vem registrando uma nova onda de crescimento no número de pernoites de brasileiros.

De acordo com a diretora do DZT no país, Margaret Grantham, em julho foi detectado um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo, nos primeiros setes meses do ano, 440 mil pernoites de brasileiros. Frankfurt, a principal porta de entrada do país, registrou de janeiro a junho um crescimento de 21% no número de pernoites de brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado. Já a cosmopolita capital, Berlim – destino mais visitado pelos brasileiros – no mesmo período teve aumento de 3,5%.

No sul da Alemanha, Munique, de janeiro a julho, recebeu pouco mais de 28 mil turistas brasileiros, número que significa um aumento real de 3,2% sobre o mesmo período do anterior. Isso resultou em mais de 76 mil pernoites, 2,7% a mais do que nos primeiros sete meses de 2018. Os visitantes brasileiros já são responsáveis também por quase 11 mil pernoites mensais nessa cidade da Baviera, famosa por promover a Oktoberfest.

Na abertura oficial do evento, nesta terça-feira (15), o cônsul Adjunto da Alemanha no Brasil, Jens Gust agradeceu a oportunidade de ser o anfitrião do evento e aproveitou para incentivar os parceiros a estimularem o destino.

“Promover o turismo na Alemanha e o interesse turístico de brasileiros é algo que nos da muito prazer. A Alemanha é um destino empolgante, especialmente nesse ano que celebramos 30 anos da queda do Muro. A Alemanha vale a pena por conta da sua oferta cultural de nível mundial, sua sociedade multifacetada e paisagens deslumbrantes. Precisamos fortalecer o grande potencial de turismo do Brasil, que já existe. Pedimos ajuda dos agentes e operados para movimentarmos esse mercado”, afirmou o Cônsul. “Miami is out, Germany is in”, brincou Jens.

O número de brasileiros tende a subir ainda mais até o fim do ano, especialmente em Munique, já que, a partir do início de dezembro, um novo voo direto da Lufthansa decolará de São Paulo para a cidade, segunda mais visitada por brasileiros na Alemanha.

Os 30 anos do Muro

Para comemorar a data histórica, o Conselho Nacional de Turismo da Alemanha desenvolveu a campanha global “Destino Alemanha – 30 Anos Após a Queda do Muro de Berlim”, unindo forças com o HanseMerkur Travel Insurance como seu parceiro premium.

A ação procura fornecer uma visão geral representativa da oferta turística da Alemanha, que evoluiu organicamente nos últimos 30 anos e continua a crescer em popularidade entre os turistas internacionais. A campanha oferece aos parceiros de todos os 16 estados federais – incluindo pequenas e médias empresas – uma plataforma na qual eles podem apresentar seus produtos e serviços turísticos e atrair a atenção internacional.

GALERIA:

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters