Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Brasil / Destinos / Turismo em Dados

Apenas 12% dos brasileiros voltaram a realizar viagens, diz Ibope

O Overtourism tem comprometido a experiência de viajar para os turistas e a qualidade de vida dos moradores locais

A pesquisa também mostra que 38% dos brasileiros com acesso à internet pretendem fazer viagens mais baratas nos próximos seis meses

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e C6Bank revelou que apenas 12% das pessoas voltaram a realizar viagens após o relaxamento da quarentena. De acordo com dois mil brasileiros entrevistados, de classes A, B e C, com acesso a internet e de todas as regiões do país, mais da metade da população (55%) parou de viajar durante a pandemia e apenas 6% dos brasileiros ampliaram a frequência das viagens de carro, a lazer ou a trabalho.

A pesquisa também mostra que 38% dos brasileiros com acesso à internet pretendem fazer viagens mais baratas nos próximos seis meses, período que inclui o verão e as férias de final de ano. Quando perguntados sobre os planos para os próximos seis meses, 33% dizem que sempre fizeram viagens econômicas e devem continuar fazendo a mesma coisa no futuro. Já 14% dos brasileiros afirmam que vão gastar mais em viagens nos próximos seis meses.

Em relação à intenção de fazer viagens a lazer nos próximos seis meses, a pesquisa mostra que 25% dos brasileiros com acesso à internet não têm certeza se vão sair a passeio. O estudo revela que 36% dos entrevistados pretendem fazer viagens a passeio de carro nesse período e que 19% das pessoas planejam viajar a turismo de avião nesse período. Entre os que pretendem frequentar os aeroportos, 15% dizem que vão viajar no Brasil e 4% relatam a intenção de ir ao exterior.

Entre os entrevistados, 30% afirmaram que já não costumavam viajar antes da pandemia e seguiram sem viajar, 6% disseram que passaram a viajar mais de carro tanto a turismo quanto a trabalho, 12% diminuíram a quantidade de viagens, mas já voltaram ao normal, e 43% diminuíram ou pararam de viajar e ainda não retornaram à normalidade.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Receba nossas newsletters