Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Brasil com “S” e agora sem slogan: Marca Brasil será lançada hoje em Brasília

Marca Brasil

Palavra BRASIL foi construída a partir da fonte Curiosa, desenhada pela Fabio Haag Type, uma empresa brasileira especializada em criação de fontes tipográficas (Divulgação)

Como vimos aqui no M&E, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) relança a Marca Brasil nesta terça-feira (14), em cerimônia realizada em Brasília. O momento também marcará a retomada do Plano Aquarela. Lançado em 2005, quando Eduardo Sanovicz era o presidente, o plano de Marketing Turístico Internacional serviu justamente para impulsionar a chegada de estrangeiros e a consequente ampliação da entrada de divisas.

Para este lançamento tão esperado, a Embratur decidiu atualizar a marca. Tanto é que divulgou um manual especial justamente para todos aqueles que trabalham com a Marca Brasil em seus negócios e eventos. No entanto, a Embratur decidiu retirar a palavra “SENSACIONAL” que sempre acompanhou a logomarca, por considerar as atuais tendências de aplicação de marcas no mercado de turismo internacional. Mas teremos um novo slogan?

“Com base em um novo estudo que estamos fazendo, avaliaremos se traremos um novo slogan ou se manteremos sem”

De acordo com a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, a agência ainda vai avaliar se haverá ou não um novo slogan. “A marca Brasil foi lançada em 2005, com base em um estudo de mercado feito em 2004 e na época fazia sentido ter a palavra ‘Sensacional’, até por se tratar de um lançamento, uma primeira tentativa de posição de marca. Em 2010 o Kiko, criador da arte, fez uma releitura e manteve a palavra”, disse.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Marcelo Freixo e Jaqueline Gil, da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

E agora, segundo ela, com uma nova atualização promovida pelo Kiko, a palavra foi retirada, por se tratar de um reencontro com a marca e não mais de um lançamento. “Com base em um novo estudo que estamos fazendo, avaliaremos se traremos um novo slogan ou se manteremos sem”, diz Jaqueline.

De uma coisa, temos certeza: não haverá mais “Brasil com Z” nas feiras internacionais, muito menos o slogan “Visit and Love Us”. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, mais nada com este espírito será compartilhado nas promoções do país no exterior. “Queremos uma marca que foi fruto de um projeto profissional. Precisamos qualificar a Embratur profissionalmente e vamos realizar a atualização de todo o ‘Projeto Aquarela'”, disse o executivo.

Receba nossas newsletters