Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Brasil promove candidatura para receber escritório da OMT durante assembleia geral

gilson

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo

O Brasil promove sua candidatura para sediar aquela que seria a primeira sede na América da Organização Mundial do Turismo (OMT), durante a 24ª assembléia geral realizada em Madri. O país confia em receber o apoio dos demais integrantes da entidade, garantiu o ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, à Efe.

Oito países, cinco deles africanos (Cabo Verde, Gana, Quênia, Marrocos e África do Sul) e três latino-americanos (Brasil, Argentina e República Dominicana) aspiram a ter um escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Um dos argumentos do Brasil é o seu compromisso com o turismo sustentável, já que em 2019 foi o primeiro país da América a ter um selo que credencia esse tipo de oferta, frisou o ministro. “Todos os países sabem da importância do Brasil para o turismo sustentável”, ressaltou. Os 84% ​​da Amazônia que correspondem ao Brasil e 66% de todo o território brasileiro estão tão bem preservados como “quando Cristo veio ao mundo”, disse Machado.

O desmatamento é uma das principais ameaças ao que é considerado o pulmão do planeta, a maior floresta tropical do mundo, da qual o Brasil responde por 60% dos seus mais de cinco milhões de quilômetros quadrados. “O turismo é a forma de preservar a Amazônia e grande parte dela está no Brasil”, acrescentou, lembrando que “a forma de evitar o desmatamento é promover o turismo sustentável”.

“No Brasil, o que você quiser, nós temos”, comentou ao destacar que é o país com “a maior biodiversidade do mundo”, com ecossistemas como a chamada Amazônia Azul, com cerca de 8.500 quilômetros de litoral e cerca de 1.200 ilhas no Atlântico, que desfrutam de águas e clima quente o ano todo.

 

Receba nossas newsletters