Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Brasil se destaca em volume de turistas na Suíça durante a retomada

Fabien Clerc, diretor de Mercado da Switzerland Tourism Brazil

Fabien Clerc, diretor de Mercado da Switzerland Tourism Brazil

SÃO PAULO – O Switzerland Tourism Brazil, escritório de turismo da Suíça no Brasil, promove, até esta quinta-feira (28), capacitações e rodadas de negócios com agentes de viagens do Brasil inteiro. Ao total, 210 profissionais serão capacitados. Na ocasião, a entidade anunciou que o mercado brasileiro está se destacando como um dos principais emissores de turistas para o país.

“O Brasil foi o único mercado estrangeiro a retomar as pernoites em relação ao período pré-pandemia. Em fevereiro registramos uma recuperação de 98% em relação ao mesmo período de 2019. E apesar disso, somente o mercado interno deixou de registrar números negativos”, pontua Fabien Clerc, diretor de Turismo da Suíça para o Brasil.

O evento acontece no Palácio Tangará e tem como foco divulgar o potencial da nação para o turismo gastronômico, enoturismo, luxo casamento e acessibilidade, além do estreitamento de laços com agentes e operadores.

Equipe da Trade Manager da Switzerland Tourism Brazil com os fornecedores do país

Equipe da Trade Manager da Switzerland Tourism Brazil com os fornecedores do país

Dentre os fornecedores presentes, participam: Dimitri De Man, gerente de Mercado da Swiss Travel System; Pablo Bernhard (Diretor) e Carolina Mezzato (Vendas) da TT Operadora; Andreas Frizzoni, representante da Vaud Promotion; Vanda Catão, representante da Luzern & Titlis para a América Latina; Meret Geissbühler, gerente de Vendas da Lake Lucerne Navigation; Fernando Aquino, representante da Jungfrau Railways; Tino Werner, gerente de Vendas e Marketing do hotel Fernando Aquino; Aurelia Carlen gerente da Zurich Tourism para as Américas; Stephan Neidhart, gerente de Vendas da Lindt Home of Chocolate; e Monica Nardo, executiva de contas da Swiss.

Balanço 2021

Natália Leal, Fernanda Maldonado e Fabien Clerc, da Switzerland Tourism Brazil

Natália Leal, Fernanda Maldonado e Fabien Clerc, da Switzerland Tourism Brazil

Segundo dados da Secretaria Federal de Estatística, nos meses de julho e agosto as pernoites registradas por visitantes brasileiros chegaram a quase 40% dos números de 2019. Zurique e Genebra, se mantiveram 27.3% negativos em números de pernoites para a nacionalidade na comparação entre o segundo semestre de 2019 e 2021. Já Crans-Montana teve alta de 200% de pernoites de brasileiros.

“Estamos conseguindo posicionar o Brasil na Suíça e por isso, agradecemos a vocês, agentes e operadores de viagens, que trabalham conosco para divulgar promover esse intercâmbio e aumentar as vendas”, destaca Fabien. O segundo semestre de 2021 teve o Brasil em destaque em comparação com outros países. No último semestre de 2021 houve volume de 28.4% de queda de pernoites brasileiras em comparação com o período pré-pandemia, enquanto a Espanha teve queda de 38.5% e Reino Unido (64.9%) e Estados Unidos ficou em (61.4%).

Perspectivas 2021/22

Para a temporada de inverno de 2021/22, a previsão de alta de 84% no quesito pernoites relação a 2019. Já para 2023, a estimativa é um pouco mais de 90% do nível de 2019. No mercado interno, a Suíça espera um crescimento maior este ano em relação ao ano pré-pandemia.

Em relação a recuperarão do volume de turistas de países estrangeiros, a volta à normalidade (ano de referência 2019) para todos os mercados de longa distância provavelmente só ocorrerá após 2025. Para este ano, apenas 47% do patamar de 2019 deve ser alcançado.

Flexibilização de regras

Para facilitar a recuperação, a Suíça removeu as restrições impostas em função da pandemia de Covid-19, como anunciado pelo M&E. A partir de 2 de maio não será mais necessário apresentar teste PCR ou antígeno negativo, comprovante de vacinação. A obtenção de seguro-viagem é optativa e o uso de máscara facial não é mais obrigatório.

Caso o viajante tenha a intenção de seguir a partir da Suíça para outros países, serão válidas as regras do país de destino além disso, para passageiros em conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea.

Receba nossas newsletters