SÃO PAULO – O Switzerland Tourism Brazil, escritório de turismo da Suíça no Brasil, promove, até esta quinta-feira (28), capacitações e rodadas de negócios com agentes de viagens do Brasil inteiro. Ao total, 210 profissionais serão capacitados. Na ocasião, a entidade anunciou que o mercado brasileiro está se destacando como um dos principais emissores de turistas para o país.
“O Brasil foi o único mercado estrangeiro a retomar as pernoites em relação ao período pré-pandemia. Em fevereiro registramos uma recuperação de 98% em relação ao mesmo período de 2019. E apesar disso, somente o mercado interno deixou de registrar números negativos”, pontua Fabien Clerc, diretor de Turismo da Suíça para o Brasil.
O evento acontece no Palácio Tangará e tem como foco divulgar o potencial da nação para o turismo gastronômico, enoturismo, luxo casamento e acessibilidade, além do estreitamento de laços com agentes e operadores.
Dentre os fornecedores presentes, participam: Dimitri De Man, gerente de Mercado da Swiss Travel System; Pablo Bernhard (Diretor) e Carolina Mezzato (Vendas) da TT Operadora; Andreas Frizzoni, representante da Vaud Promotion; Vanda Catão, representante da Luzern & Titlis para a América Latina; Meret Geissbühler, gerente de Vendas da Lake Lucerne Navigation; Fernando Aquino, representante da Jungfrau Railways; Tino Werner, gerente de Vendas e Marketing do hotel Fernando Aquino; Aurelia Carlen gerente da Zurich Tourism para as Américas; Stephan Neidhart, gerente de Vendas da Lindt Home of Chocolate; e Monica Nardo, executiva de contas da Swiss.
Balanço 2021
Segundo dados da Secretaria Federal de Estatística, nos meses de julho e agosto as pernoites registradas por visitantes brasileiros chegaram a quase 40% dos números de 2019. Zurique e Genebra, se mantiveram 27.3% negativos em números de pernoites para a nacionalidade na comparação entre o segundo semestre de 2019 e 2021. Já Crans-Montana teve alta de 200% de pernoites de brasileiros.
“Estamos conseguindo posicionar o Brasil na Suíça e por isso, agradecemos a vocês, agentes e operadores de viagens, que trabalham conosco para divulgar promover esse intercâmbio e aumentar as vendas”, destaca Fabien. O segundo semestre de 2021 teve o Brasil em destaque em comparação com outros países. No último semestre de 2021 houve volume de 28.4% de queda de pernoites brasileiras em comparação com o período pré-pandemia, enquanto a Espanha teve queda de 38.5% e Reino Unido (64.9%) e Estados Unidos ficou em (61.4%).
Perspectivas 2021/22
Para a temporada de inverno de 2021/22, a previsão de alta de 84% no quesito pernoites relação a 2019. Já para 2023, a estimativa é um pouco mais de 90% do nível de 2019. No mercado interno, a Suíça espera um crescimento maior este ano em relação ao ano pré-pandemia.
Em relação a recuperarão do volume de turistas de países estrangeiros, a volta à normalidade (ano de referência 2019) para todos os mercados de longa distância provavelmente só ocorrerá após 2025. Para este ano, apenas 47% do patamar de 2019 deve ser alcançado.
Flexibilização de regras
Para facilitar a recuperação, a Suíça removeu as restrições impostas em função da pandemia de Covid-19, como anunciado pelo M&E. A partir de 2 de maio não será mais necessário apresentar teste PCR ou antígeno negativo, comprovante de vacinação. A obtenção de seguro-viagem é optativa e o uso de máscara facial não é mais obrigatório.
Caso o viajante tenha a intenção de seguir a partir da Suíça para outros países, serão válidas as regras do país de destino além disso, para passageiros em conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea.