
O acordo foi assinado pelo Embaixador do Brasil, Orlando Leite Ribeiro, e pelo vice-presidente Executivo da IFEMA Madrid, Daniel Martínez, na Embaixada do Brasil na Espanha (Reprodução/Publituris)
Como anunciado em primeira mão pelo M&E, o Brasil foi anunciado como País Parceiro na 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que ocorrerá de 22 a 26 de janeiro de 2025, em Madrid. A parceria, firmada na Embaixada do Brasil na Espanha, reflete o crescimento do turismo brasileiro, que registrou aumento de 13% no número de turistas internacionais em 2024, segundo dados da Embratur. O evento será uma plataforma estratégica para promover a diversidade da oferta turística do país e consolidar sua posição global no setor.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da parceria. “Ser o país homenageado na FITUR é uma conquista extraordinária. Fechamos um ano recorde para o turismo brasileiro, e 2025 promete superar as nossas expectativas, tanto em resultados como em visibilidade global. A FITUR será nossa vitrine para destacar o potencial do país, especialmente num ano em que também seremos sede da COP30 e do BRICS”, afirmou. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, acrescentou que o evento será essencial para o reposicionamento internacional do Brasil: “Ressaltaremos nossa diversidade e posicionaremos o Brasil como líder no turismo global”.
O embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, enfatizou a aliança estratégica entre os dois países. “Brasil e Espanha são países aliados que mantêm uma cooperação tradicional e multifacetada. No setor turístico, temos trabalhado para fortalecer os nossos laços, combinando o potencial brasileiro com a experiência espanhola. Além de ser um importante emissor de turistas, a Espanha é uma fonte-chave de investimentos para o setor turístico nacional.”
Como País Parceiro, o Brasil terá destaque na comunicação visual da feira e em campanhas publicitárias em Madrid. A agenda incluirá o lançamento de uma campanha publicitária direcionada à Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e novos acordos estratégicos com organizações internacionais. A presença brasileira reunirá destinos de todas as regiões, companhias aéreas, operadores e redes hoteleiras, destacando inovação e excelência.
A FITUR, que em sua última edição atraiu 250 mil visitantes de 152 países, será a oportunidade para o Brasil ampliar sua visibilidade no turismo global, diversificar sua oferta, aumentar a permanência dos visitantes e maximizar o gasto médio dos turistas. O vice-presidente executivo da IFEMA Madrid, Daniel Martínez, ressaltou o impacto da parceria: “Esta aliança fortalece os laços entre a Espanha e o Brasil, abrindo novas oportunidades de colaboração para a promoção da riqueza turística brasileira.”