Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Chegadas internacionais do ano passado superam número previsto para 2020

Marcio Favilla destacou que projeções foram superadas em dois anos

Marcio Favilla destacou que projeções foram superadas em dois anos

MADRI – Na última segunda-feira (21), a Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou a marca de 1,4 bilhão de chegadas internacionais em 2018, número que além de marcar um crescimento na comparação com 2017, representa uma antecipação do número previsto para 2020. Responsável pelas projeções, Marcio Favilla, que ocupou o cargo de secretário-executivo da OMT de 2010 a 2017, destaca que o recorde mostra o expressivo crescimento dos últimos anos.

“O que ocorreu no ano passado foi um crescimento robusto que consolidou os números do ano anterior. Em 2010, quando fizemos a projeção, e na época eu fui responsável por este trabalho, a estimativa era que este número de 1,4 bilhão de chegadas internacionais acontecesse em 2020, e chegou dois anos antes, o que faz de 2018 um ano excepcional”, afirma Marcio ao M&E, durante participação na Fitur 2019.

Para Favilla, a nova marca consolida a década pós crise econômica mundial (2008-2009) como a mais expressiva em termos de viagens internacionais. “Essa década que está terminando foi muito positiva, pois veio após a crise econômica, que gerou uma queda brusca no turismo internacional. Desde então não houve mais queda nos números. Tivemos crescimentos ano após ano”, analisa.

Apesar da projeção da OMT de um crescimento entre 3% e 4% para 2019, o ex-secretário prevê que os números devem ser parecidos com os de 2017 e 2018. “Para este ano temos uma projeção de crescimento entre 3% e 4%, mas vale ressaltar que as projeções da OMT costumas ser conservadoras. Para este ano, por exemplo, se imaginava algo parecido com isso, e tivemos 6%”, salienta.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters