Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Com crescimento em vendas nas agências, Curaçao recebe 16 mil brasileiros no ano

Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil

Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – Com um produto cada vez mais posicionado nas agências de viagens e crescimento expressivo no interesse dos viajantes, a ilha de Curaçao está próxima de bater a marca de 16 mil turistas brasileiros em 2019, número traçado como meta para o ano pelo Conselho de Turismo (CTB – Curaçao Tourism Board). O bom resultado é fruto de um trabalho de capacitação e promoção realizado pela equipe do Turismo de Curaçao no Brasil, que incluiu treinamentos, workshops, presença em feiras e a construção de um relacionamento com operadoras.

Além do número de visitantes, outro resultado expressivo é o crescimento de turistas brasileiros que chegaram ao destino por meio de agências de viagens, canal que já conta com mais de 35% de participação nos números.

“Optamos por manter nosso investimento no Brasil e construímos essa proximidade com as operadoras. Quando iniciamos o trabalho, as agências representavam 0% das vendas e hoje estamos com mais de 35% de share das agências de viagens” destaca Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil. “Foi um trabalho de apresentação, pois o destino ainda era pouco falado e conhecido no Brasil. Hoje as principais agências que vendem Caribe já vendem Curaçao, destino que já está na cabeça do brasileiro”, completa.

Equipe do Turismo de Curaçao

Equipe do Turismo de Curaçao (Eric Ribeiro/M&E)

Além do trabalho realizado junto ao trade, outro fator que contribuiu para esta divulgação do destino foi o voo direto de São Paulo, fretado pelo governo de Curaçao, pela Divi Divi Airlines, que ficou em operação entre dezembro de 2018 e março de 2019, sendo responsável por 4% do número de Turistas do Brasil em 2019. “Este voo foi muito importante pois levamos muitos operadores e agentes, que puderam conhecer o destino”, explica a representante.

Apesar da ligação direta sazonal, a maioria dos brasileiros que visitaram a ilha caribenha chegaram via Cidade do Panamá, com a Copa Airlines (50%), seguida pela ligação via Bogotá, com a Avianca (30%), ou via Miami, com a American Airlines (6%).

Para 2020, o destino busca companhias aéreas para ampliar esta conectividade aérea com o destino. Além de dar mais opções ao turista, a procura visa dar suporte às ações agressivas de promoção que o destino planeja para o mercado brasileiro. Além de capacitações e maior presença nas agentes de viagens, também estão previstas ações em meios de comunicação e a projeção do destino em novelas e programas de TV.

Números

Entre os estados brasileiros que mais visitaram o destino, destaque para São Paulo, com 48%, seguido por Rio de Janeiro (12%), Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal (5% cada), e o Rio Grande do Sul (3%), resultado da participação do destino no Festuris de Gramado. Entre as motivações, 90% viajam a lazer e férias, 5% em lua de mel e 2% em viagens de negócios. Em relação à hospedagem, 45% optam pelas grandes redes hoteleiras.

Celebração

Agentes receberam certificado de especialistas no destino

Agentes receberam certificado de especialistas no destino

Para comemorar os resultados e agradecer a parceria das agências de viagens, a equipe do Turismo de Curaçao reuniu em São Paulo, na noite desta quinta-feira (19), agentes das quatro principais operadoras parcerias do destino: Agaxtur, MGM, Orinter e Schultz. Os profissionais foram homenageados com um certificado de especialista no destino. Para 2020, o destino já prepara uma campanha, que levará os principais vendedores de Curaçao para dois famtours, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano.

Receba nossas newsletters