Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

DF deve receber Formula Indy, novos voos e ter o menor ICMS do País, diz governador

"Turismo será prioridade na nossa gestão", afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em entrevista exclusiva ao M&E em Lisboa

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

LISBOA – O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, está em Portugal em busca de investidores e para conhecer o potencial turístico emissor do mercado europeu. Ibaneis recebeu a reportagem do M&E e o presidente Roy Taylor para uma entrevista exclusiva no hotel em que está hospedado, o Tivoli Liberdade, nesta sexta-feira (15). O objetivo do governador é priorizar o Turismo durante toda sua gestão com a chegada de novos voos, a possibilidade de receber a Formula Indy e ter ainda a menor alíquota do ICMS do combustível da aviação do País.

“Brasília vai se tornar nos fins de semana uma capital que terá inúmeros shows e eventos, como a Stock Car. Estamos agora em negociação avançada para receber a Formula Indy. Até recebi propostas para receber a Fórmula 1, que talvez saia de São Paulo, mas optei por outro modelo de autódromo justamente para recebermos diversos eventos que vão transformar a cidade durante o ano todo”, disse o governador do DF.

Brasília vem ganhando muitos voos nacionais e internacionais ao longo dos últimos anos. O governador do DF comentou sobre o investimento que agora deve ser feito para mantê-los cheios tanto na ida quanto na volta. “Eu venho conversando com o grupo da Inframerica para incentivar esta questão dos voos internacionais. O Aeroporto de Brasília hoje é considerado o melhor aeroporto do País e detemos o melhor hub de distribuição. Temos a promessa de receber mais sete voos internacionais ainda este ano de toda a América Latina. Não tenho dúvidas de que Brasília vai se tornar o aeroporto de distribuição internacional mais importante do País, não em volume, mas pela localização. Não estamos somente no meio do Brasil, mas no centro da América Latina”, revela.

POSSIBILIDADE DE TER O MENOR ICMS DO BRASIL

O governador não escondeu a possibilidade de Brasília oferecer o menor ICMS do combustível da aviação do Brasil. “Estamos bem avançados com relação à redução do ICMS. De acordo com a escala de voos, podemos chegar a até 6,9% de tarifa de ICMS, o que seria a menor do Brasil. Faremos isso justamente para incentivar voos a partir de capital. Brasília tem uma mobilidade muito grande, uma rede hoteleira das melhores do País, bem localizada, e a área de medicina que se desenvolve muito no DF através do turismo médico. As grandes redes de hospital estão indo para Brasília, como o Sírio Libanês e a chegada da Rede Dor até maio deste ano”, revelou.

INVESTIMENTO EM FEIRAS E PROMOÇÃO TURÍSTICA

Ibaneis Rocha prometeu investir mais em promoção e marketing turístico, bem como em feiras de turismo nacionais e internacionais. “Colocamos este investimento como prioridade do governo. Temos trabalhado junto ao trade turístico para trazer eventos e mais investimentos. Nestes três meses de mandato, passamos de uma situação que não conseguíamos fazer nenhuma licitação na área de turismo para o êxito em licitar o autódromo, numa parceria público-privada, e o projeto de um boulevard que vai transformar o centro da cidade num atrativo turístico”.

Pedro Rodrigues, secretário Especial de RI, Ibaneis Rocha, governador, e Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, com Roy Taylor, do M&E

Pedro Rodrigues, secretário Especial de RI, Ibaneis Rocha, governador, e Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, com Roy Taylor, do M&E

O governador do DF foi enfático ao destacar a retomada dos investimentos em feiras. “Não conseguimos vender aquilo que não está na prateleira. Brasília vai sim investir e participar das principais feiras, ainda mais agora com o Turismo liderado pela secretária Vanessa Mendonça, que conta com experiência na área. Estaremos presentes nas principais feiras para mostrar não só Brasília mas todo o Centro-Oeste e todas as suas riquezas”, revelou Ibaneis.

POTENCIAL DO DF PARA O TURISMO

“Eu sempre achei o Distrito Federal uma capital com muitas riquezas e pouco explorada. As pessoas passaram a não visitar e olhar Brasília somente a Esplanada dos Ministérios e seus defeitos. E a capital federal tem muitas coisas bonitas a partir de sua arquitetura, uma das poucas cidades do mundo que tem uma arquitetura única planejada por dois homens e construída com a força de todos os brasileiros”, destacou o governador do DF.

Ainda de acordo com Ibaneis, Brasília é uma cidade que tem muitos atrativos a serem apresentados ao Brasil e ao mundo. “Mas é mal conhecida inclusive dentro do Brasil, porque foram as praias que se tornaram um destino turístico. E hoje há diversos destinos no interior que vêm sendo descobertos, é o caso do Cerrado que é um dos ecossistemas mais bonitos que existem no mundo todo. Então isto tem que ser explorado, uma das maneiras que iremos fazer para tirar Brasília do caos que virou nos últimos 30 anos vivendo somente em torno da política”.

O M&E viaja com proteção GTA

Receba nossas newsletters