Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Disney suspende contratos de 43 mil trabalhadores

Parques permanecerão fechados "até novo aviso", afirma comunicado.

Licenças são válidas por tempo indeterminado, bem como o fechamento dos parques

A Disney planeja suspender os contratos de trabalho de aproximadamente 43 mil trabalhadores de seus parques no complexo de Walt Disney World Resort, os chamados “cast members”. A informação foi confirmada pela União do Conselho de Comércio de Serviços, que engloba sindicatos de diversas categorias de funcionários. O número representa quase metade dos 77 mil trabalhadores que atuam nos parques. As licenças começam a partir de 19 de abril.

Essa é uma das principais medias anunciadas pela empresa até agora, após o fechamento de seus parques no dia 15 de março, por conta da pandemia de coronavírus. A Disney havia comunicado a suspensão das atividades por tempo indeterminado e garantido o pagamento dos “cast members” até 18 de abril.

“Esta é uma decisão da qual o sindicato não gosta. No entanto, é direito da empresa demitir e dispensar funcionários nessa situação”, disse Eric Clinton, presidente da Unite Here Local 362 (um dos sindicatos que compõem a União), no sábado (11), durante transmissão ao vivo no Facebook.

O sindicalista destacou ainda que os afastados retornarão aos seus postos, mas salientou que uma licença geralmente tem uma data de volta, o que não ocorre neste caso, devido as incertezas provocadas pela pandemia. Durante o afastamento, os trabalhadores terão direito a benefícios de saúde, não perderão o tempo de serviço e também não terão os salários reduzidos no retorno às atividades. Eles também poderão se inscrever em programas de desemprego do governo dos Estados Unidos.

Cerca de 200 funcionários, que trabalham em áreas consideradas essenciais, como limpeza e segurança, continuarão trabalhando normalmente. Além dessas áreas, a União também representa outras categorias como atendentes de parques temáticos, guardiões, planejadores de férias, empregadas domésticas, salva-vidas, técnicos de palco, concierges, motoristas de ônibus e trabalhadores de monotrilhos.

Receba nossas newsletters