Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Domésticas, de carro e destinos sol e praia: IBGE mostra perfil das viagens em 2019

Pequenas e médias agências têm diversas opções de crédito e trabalhistas durante a crise

A maioria das viagens no Brasil são realizadas para destinos nacionais, utilizando carro particular, por motivos pessoais e para visita a parentes. Dos que viajam a lazer, mais de um terço optaram por destinos de sol e praia. Isto é o que mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das 21,4 milhões de viagens analisadas, 96,1% (20,6 milhões) foram nacionais e apenas 3,9% (828,7 mil) foram internacionais. Em 73,9% (15,8 milhões) das viagens investigadas, o viajante passou ao menos uma noite no trajeto ou no destino.

De todas as viagens realizadas nos domicílios brasileiros, 13,5% ocorreram por motivos profissionais e 86,5% por motivos pessoais. Das viagens por motivo pessoal, 36,1% ocorreram em visita a parentes, 31,5% em busca de lazer e 17,5% para tratamento de saúde e bem estar.

Para quem viajou a lazer, 34,3% declararam ter viajado para fazerem turismo de sol e praia. Viagens com finalidade cultural corresponderam a 27,2%, enquanto o ecoturismo e as viagens de aventura representavam 25,6%.

Viagens

Meio de transporte

O estudo mostrou ainda que o carro foi o principal meio de transporte utilizado pelos viajantes foi o carro particular (46,6%), seguido por ônibus de linha (16%). Viagens de avião representaram 15,3%.

Número de viajantes

Em 83,8% das viagens havia de um a três viajantes. Em 45,4% das viagens, em média apenas um morador participou, em 38,5% delas, foram de dois a três os moradores que participaram e apenas 7,9% contaram com a participação de 4 ou 5 moradores.

Receba nossas newsletters