Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Embratur divulga balanço dos avanços do Turismo no Brasil em 2019

image002

Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou um verdadeiro balanço nesta sexta-feira (27) sobre os ganhos do setor turístico brasileiro durante o ano de 2019. Em nota, a Embratur celebra o novo momento do Turismo, de abertura internacional, que proporciona grandes resultados econômicos ancorados ao setor. O destaque veio logo no primeiro semestre do ano, quando o presidente Jair Bolsonaro atendeu a uma antiga demanda da cadeia produtiva do turismo, e, aprovou a isenção de vistos para países estratégicos.

Segundo o diretor-presidente (Embratur), Gilson Machado Neto, a medida garantiu recordes de crescimento tanto na entrada de turistas estrangeiro no Brasil quanto em dinheiro circulando na economia do país. “O turismo é uma das atividades que mais crescem e produzem impacto social e econômico com geração de emprego e renda. Ações de desburocratização e estímulo à entrada de mais turistas estrangeiros movimentam nossa economia, promovem a abertura internacional do Brasil e reposicionam o país no mercado turístico mundial”, destacou Gilson.

De acordo com dados preliminares do Ministério do Turismo, a entrada de visitantes norte-americanos, canadenses e australianos no Brasil, entre junho e agosto, cresceu 25% comparado com o mesmo período do ano passado.

Transformação em Agência

No mês em que a Embratur recebeu o troféu de “Melhor estande para fazer negócios”, um dos mais cobiçados prêmios de uma das maiores feiras internacionais do mundo, a WTM Londres, O presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória 907/2019, que transforma a Embratur na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. A notícia foi bem recebida pelo trade turístico e pelo Legislativo brasileiro, que instaurou a comissão mista para analisar a proposta. A comissão terá um prazo de 60 dias, renováveis pelo mesmo período.

Setor aéreo

A Embratur acredita que o fortalecimento e a melhoria da aviação brasileira são fundamentais para a consolidação do Brasil como destino turístico no mundo. “Um Grupo de Trabalho, proposto pela Embratur e composto por membros do Governo Federal e de empresas do setor, traçou metas e caminhos para aumentar a competitividade da malha aérea nacional. O objetivo é equiparar a legislação brasileira à internacional, garantindo assim melhores opções de serviços e variedade de preços ao consumidor”, disse a agência em nota.

Campanha promocional

Ainda em outubro deste ano a Embratur lançou a campanha “O Rei do Brasil”. Direcionada exclusivamente para o público internacional, a ação é promovida nos moldes de um reality show para divulgar o Brasil como destino turístico para o mundo. Segundo o diretor da Embratur, Osvaldo Matos, o “Rei do Brasil” será acompanhado por uma equipe de vídeo composta por representantes da Embratur.

Embaixadores

image002 (1)

Zezé di Camargo e Gilson Machado Neto

O Programa Embaixadores do Turismo Brasileiro da Embratur, lançado em julho deste ano, escolheu representantes a fim de influenciar os turistas internacionais a visitarem o Brasil, por meio de suas redes sociais. A Embratur seleciona personalidades reconhecidas em suas atividades, e que podem ser multiplicadores da cultura, da natureza e dos atrativos brasileiros e, dessa forma, ajudar a incrementar o fluxo de visitantes no país. A ação conta, até o momento, com a atuação de Ronaldinho, Amado Batista, Richard Rasmussen, Renzo Gracie, Bruno e Marrone, Romero Britto, Vitor Belfort, Frederico Lapenda, Ratinho e Zezé de Camargo.

Outras realizações

  • Roadshows em países estratégicos, como França e Itália;
  • Brasil esteve representado nas maiores feiras de turismo do mundo com estandes alegres, envolventes e que foram premiados como o melhor estande para se fazer negócios na WTM Londres, e o estande mais atrativo na FITPAR, no Paraguai.
  • Articulação com setor aéreo nacional e internacional;
  • Visitas técnicas nos principais destinos do país para acordos operacionais;
  • Criação e produção de novos filmes de promoção, veiculação de grandes campanhas de mídia on-line e off-line em parceria com importantes veículos de comunicação internacionais;
  • Press trips com a imprensa internacional; atendimento às demandas de representantes dos estados brasileiros e da imprensa nacional;
  • Coordenação e produção de novo portfólio de imagens do Brasil;
  • Reformulação de sites e redes sociais; ações de relações públicas nos mercados da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia; ampliação dos estudos e pesquisas de inteligência mercadológica;
  • Campanhas de mídia programática; reabertura de aeroportos fechados para voos internacionais, como foi o caso do aeroporto de Alagoas, e atração de novas frequências internacionais para o Brasil.
  • E criação de vídeos de realidade virtual e 3D.
Receba nossas newsletters