
Equipe da Embratur cumpre agenda ao redor do país, com objetivo de se aproximar ainda mais do trade (Eric Ribeiro/M&E)
SÃO PAULO – Durante evento promovido pelo Visite São Paulo Convention & Bureau, Marcelo Freixo, presidente da Embratur pediu união do setor e afirmou que o novo objetivo e grande desafio da Embratur é tornar o turismo nacional uma potência, através de uma parceria sinérgica e ações integradas com todos os destinos e como trade.
Freixo acredita que Embratur está no caminho de uma melhor construção de relacionamento com toda a cadeia, baseada na recuperação da confiança na agência.
“Na Embratur, não olho para trás – eu olho para frente. Pegamos a Embratur numa situação muito grave e conseguimos dar a volta e trazer a Embratur para um lugar de valorização dentro do Governo. É o cenário ideal? Não. Temos que melhorar o orçamento ainda. Mas já dá pra deslumbrar melhores cenários. Criamos dentro da Embratur, com os secretários e com o trade, um ambiente de muita confiança, muito rápido e viramos uma chave importante para a possiblidade de um trabalho em parceria, efetivamente”, afirmou.
“Precisamos trabalhar juntos não em momentos de crise, mas de forma planejada, pensando onde queremos chegar. É um ganha-ganha. Tenho até 2026 para construir isso com vocês”, completou. Segundo o presidente, isso trará mais eficiência e melhores resultados para o turismo brasileiro.
Em entrevista ao M&E, Freixo celebrou as conquistas da Embratur até o momento e revelou que estão aproveitando o momento para trabalhar nessa maior reaproximação, visitando os destinos e empresas do trade, apresentando as novas estruturas da equipe e ouvindo as ideias do setor.
“Primeiro, a gente está muito feliz pela realização do trabalho até agora. A Embratur consolidou uma forma de trabalho técnico, reconhecida pelos governos estaduais, pelas cidades turísticas mais importantes. A gente consolidou uma forma técnica de trabalhar, de promover o Brasil. Há um aumento substancial de voos e de assentos. Há uma recuperação da imagem do Brasil no mercado internacional. As campanhas estão muito bem sucedidas”, celebrou.
“A gente está chamando o Trade para, junto com a gente, planejar, organizar e pensar as campanhas”
“E agora está fazendo essa rodada, depois de um ano e meio consolidando um pouco essa estrutura da Embratur e já de resultados, recordes de arrecadação, recuperação do Brasil, de turistas, apresentando nossas novidades e nos reaproximando. Então a gente agora, com o Bruno Reis à frente de uma das diretorias, a gente está rodando um pouco todo o Brasil para apresentar uma proposta de trabalho em parceria. A gente está chamando o Trade para, junto com a gente, planejar, organizar e pensar as campanhas, pensar nas feiras e para que o Trade possa usar também as ferramentas que a Embratur tem”, disse.
“A gente fez isso no Rio de Janeiro ontem, estamos fazendo em São Paulo hoje, vamos fazendo no Nordeste, então é um processo mais participativo, em conjunto mesmo com o Trade, para que a gente possa atuar junto. Acho que essa é uma nova etapa da Embratur, que a gente começa a partir de agora”, finalizou Freixo.