Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

“Emergência climática é uma ameaça maior do que a Covid-19”, diz OMT

zurab omt

Zurab Pololikashvili, secretário geral da Organização Mundial do Turismo

O secretário geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, advertiu que a “emergência climática é uma ameaça maior do que Covid-19″ e disse que a pandemia atingiu o turismo com mais força do que qualquer outro setor. Segundo Zurab, o turismo precisa do apoio dos governos, por meio de parcerias público-privadas mais fortes e por meio de mais investimentos financeiros mais bem direcionados, para se reconstruir de forma sustentável e inclusiva.

As afirmações do executivo foram feitas durante a Cúpula de Ministros da OMT, WTTC e WTM, realizada no segundo dia da WTM Londres, com ministros do turismo de todo o mundo discutindo o investimento no futuro sustentável do turismo. “Esta cúpula nos dá a chance de fortalecer nossa defesa da sustentabilidade”, disse Pololikashvili.

Ele disse aos delegados que a recente Declaração dos Líderes de Roma emitida pelo G20 enfatizou a necessidade de retomar o setor, que por sua vez pode ajudar as economias em desenvolvimento. Zurab afirmou ainda que o investimento público irá “encorajar e alavancar” o investimento privado em todo o mundo. “O turismo pode se beneficiar se os governos fornecerem o apoio certo. Voltar ao velho normal não é uma opção”.

Ele também disse que o turismo representa uma oportunidade de investimento sem risco e destacou a necessidade de investir na educação e na juventude rumo à rede zero emissão de CO2. A OMT e outras partes interessadas em turismo e viagens lançarão oficialmente a Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática COP26 nesta quinta-feira (4).

O WTTC também está planejando lançar seu Roteiro Zero Líquido para Viagens e Turismo, para apoiar a indústria no combate às mudanças climáticas, como parte do esforço do setor em direção ao zero líquido até 2050. “Não temos alternativa; temos que ser sustentáveis. Os investidores e o público exigem que invistamos para proteger o planeta e as pessoas”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

Receba nossas newsletters