O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou novas exigências para viajantes que chegam aos Estados Unidos após a descoberta da nova variante Omicron do Covid-19. No lugar da atual regra do teste negativo até três dias antes do embarque, os viajantes que entram no país por via aérea agora terão que apresentar teste feito um dia antes da partida, independentemente do status de vacinação ou nacionalidade.
A nova exigência de teste de um dia começará “no início da próxima semana”, de acordo com o comunicado da Casa Branca. “Este cronograma de teste mais restrito fornece um grau adicional de proteção à saúde pública, à medida que os cientistas continuam a avaliar a variante do Omicron”, disse a Casa Branca.
Além disso, o mandato federal para o uso de máscaras faciais em aviões, trens e transporte público será estendido até 18 de março. O novo plano também expande os testes domiciliares gratuitos para americanos. Os requisitos mudam apenas um dia depois do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmar o primeiro caso de Omicron, na Califórnia.