Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Expo Fórum Visite SP: painel destaca conquistas e resultados do Turismo no Estado de São Paulo

Painel Turismo no Estado de Sao Paulo scaled e1718815117295 Expo Fórum Visite SP: painel destaca conquistas e resultados do Turismo no Estado de São Paulo

Painel “Turismo no Estado de São Paulo” reuniu representantes do turismo paulista para celebrar as ações realizadas e seus resultados (Janaina Brito/M&E)

SÃO PAULO – Durante o 7º Expo Fórum Visite São Paulo, que acontece nesta quarta-feira (19), no Sheraton, o painel “Turismo no Estado de São Paulo”, apresentou dados e estratégias do destino para a construção de uma São Paulo mais forte e engajada no turismo.

O painel contou com a participação de Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP; além dos consultores da InvestSP, Eduardo Madeira e Gustavo Grisa.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena falou sobre a importância de ter um destino acolhedor e com uma economia turística pulsante. “A nossa missão é consolidar o Estado como um destino turístico dinâmico, vibrante e acolhedor.”

Lucena se disse muito otimista com o avanço dos projetos turísticos no estado paulista. “Em todas as áreas, nas 47 regiões turísticas do estado, há um canteiro de obras e grandes projetos para desenvolver atrativos e produtos”.

O secretário explicou ainda, que o estado, que tem sete Distritos Turísticos, lançará o Distrito Turístico do Vinho. “São Paulo tem 670 vinícolas e vinhos premiados internacionalmente. Temos uma imensa variedade de experiências e produtos que valorizam a nossa história”.

Atualmente, o estado conta com três segmentos turísticos estratégicos: ferroviário, náutico e rural. “Nos próximos anos implantaremos mais 10 projetos”, informou.

Para isso, o secretário – junto com Eduardo Madeira e Gustavo Grisa, relembraram ações feitas pela secretaria, junto ao Governo do Estado, como o lançamento do programa CrediturSP, que já conta com quase 2 mil solicitações recebidas, 17 instituições parceiras, e 973 propostas atendidas de empreendedores privados desde que foi lançado, em outubro de 2023. Além disso, 19 prefeituras municipais foram contempladas, atingindo R$1 bilhão.

Lucena também falou sobre as ações da campanha SP PRA TODOS 2024, que já foi apresentada em 14 de 36 feiras nacionais previstas para este ano, além de 4 das 7 internacionais que também devem ocorrer em 2024. Até o momento, foram realizados 22 de 29 roadshow previstos para divulgar a campanha, além da disponibilização de 30 guias temáticos.

Ana Clemente ficou responsável por apresentar detalhes do programa de capacitação Academia do Turismo, que tem como principal objetivo formar novos profissionais com qualificação necessária para a evolução da cadeia turística. Até agora, 22 mil vagas para formar estes profissionais foram disponibilizadas. A previsão é alcançar 100 mil até 2026.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.