Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Feira EBS: eventos corporativos devem se comprometer a neutralização de carbono

DSC 4180 scaled Feira EBS: eventos corporativos devem se comprometer a neutralização de carbono

Paulo Octavio Pereira de Almeida, diretor-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios abriu o Congresso Mice com a pauta sustentável

SÃO PAULO – A abertura da edição 2023 do Congresso MICE, trouxe ao debate a busca do mercado de eventos corporativos pela neutralização de carbono. Paulo Octávio Pereira de Almeida, presidente da Ubrafe, abordou o movimento internacional Net Zero Carbon Events.

“Não chegamos lá mas temos que ir. Quais são os desafios e oportunidades para chegarmos nesta neutralização do carbono. Sabemos que isso é desafio para todo o setor, que tem um mercado com números impactantes, mas precisamos nos engajar nesta luta”, afirmou P.O de Almeida.

“Todo evento tem pegada de carbono, seja no transporte, eletricidade, transmissão. E é ampla. Daqui a 20 anos, será que os eventos presenciais não ficaram datados e deixaram de ser aceitos? Teremos que atuar para a neutralização. Temos um setor absolutamente relevante economicamente mas ao mesmo tempo não temos uma narrativa para a área ESG”, explicou o executivo.

Para P.O, a consciência existe mas não existe uma narrativa setorial – envolvendo todos os setores. E esse é o grande desafio. O objetivo é que os eventos presenciais do futuro seja vistos e percebidos como agentes ativos de sustentabilidade para a sociedade como um todo, descarbonizando os eventos presenciais. Para isso, há alguns passos a serem tomados.

Como chegar lá chegar lá:

  1. Comunicar o compromisso como setor econômico
  2. Participar ativamente do Objetivo Eventos Neturos até 2050 (50% menos até 2030)
  3. Medir e acompanhar o índices (KPIs)
  4. Elaborar um plano setorial em conjunto com a cadeia
  5. Envolver diretamente Venues e Recintos + Organizadores + Fornecedores
  6. Reportar resultados alcançados e difundir boas práticas

“Entre as iniciativas que podemos colocar em ação desde já, está: ter materiais renováveis e eliminar resíduos, bem como trabalhar a eficiência logística nos eventos, Isso é algo que está em nossas mãos. Mitigar efeitos das viagens e energias renováveis nos eventos é algo que deve ser preocupação de toda a sociedade.

DSC 4187 scaled Feira EBS: eventos corporativos devem se comprometer a neutralização de carbono

Painel com todos os elos da cadeia debateu experiências na área

Na sequência, um painel formado por Lawrence Reinisch, do grupo Águia Branca, Marcelo Chanoft, do Grupo Tess Cenografia e Regina Silva, diretora de portfólio da feira Milano Brasil, mediado por P.O, debateu o que tem sido feito – tendo cada um destes profissionais como representantes de algum elo da cadeia: logística, fornecimento e idealizador.

De acordo com Marcelo Chanoft, a sustentabilidade e eficiência anda lado-a-lado. “Sustentabilidade não é gerador de custo – mas um indutor de eficiência. Esta preocupação nos ajuda a ser ainda mais eficiente e ter uma gestão de renda melhor”, explicou.

Receba nossas newsletters