SÃO PAULO – Desde a chegada dos voos da Air France-KLM e outras companhias internacionais à Fortaleza, o Ceará está posicionado com um dos grandes portões de entrada do País. O estado comemora os resultados obtidos até o momento e projeta um incremento ainda maior para 2020. De acordo com o secretário de Turismo, Arialdo Pinho, o Ceará já responsável por aproximadamente 10% do fluxo de visitantes internacionais no Brasil.
Até o mês de setembro, foram 423 mil desembarques internacionais no Aeroporto Pinto Martins. Este número representa um crescimento de 63% em relação ao mesmo período do ano passado. Arialdo é otimista e aposta em um avanço ainda maior por conta da temporada de verão. “Devemos fechar o ano com 500 mil turistas internacionais, o que representa algo em torno de 8 a 10% do total de todo o Brasil”, disse o secretário, que visitou a sede do M&E em São Paulo na manhã desta sexta-feira (22).
O secretário acredita que para 2020 os resultados devem ser ainda maiores. Isso porque terá início um novo voo da Air Europa em dezembro e, de acordo com ele, há outras companhias chegando. “No próximo ano esperamos crescer cerca de 20%, chegando a 600 mil estrangeiros”, revelou. “Estamos trabalhando para aumentar o número de companhias estrangeiras. Queremos que venham empresas sul-americanas e asiáticas”, complementou.
Doméstico
No caso do doméstico há também um crescimento. No entanto, menor do que o do internacional. Até setembro o estado recebeu 5,2 milhões de visitantes, contra 4,7 milhões nos primeiros nove meses de 2018, o que representa um avanço de 10,38%. O aeroporto de Jericoacoara também é um dos destaques, com crescimento de 26%. “O aeroporto está indo muito bem e a Azul, que tem um voo para Jericoacoara, vai colocar mais uma frequência”, revelou.
Promoção
Os resultados do Ceará em 2019 são excepcionais. A conquista de novos voos, aliada a um trabalho forte de promoção proporcionaram este crescimento. De acordo com Pinho, os investimentos na divulgação do destino – tanto no exterior como internamente – dobraram em relação a 2018. A expectativa é manter o mesmo nível em 2020. “Continuaremos participando das principais feiras no Brasil e no mundo. Além disso, faremos ações em shoppings, aeroportos, revistas de bordo, além de mídia em veículos segmentados”, finalizou.