Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Fortaleza inicia período de lockdown

Praia de Iracema, Fortaleza (CE) Foto: Jade Queiroz (MTUR)

Praia de Iracema, Fortaleza (CE) (Jade Queiroz/MTur)

A cidade de Fortaleza inicia nesta sexta-feira (8) o seu período de “lockdown”, com medidas mais restritivas à circulação de pessoas para conter o avanço da pandemia de coronavírus (Covid-19). A capital cearense se junta a Belém (PA) e São Luís (MA), que adotaram a mesma estratégia. O decreto que ampliou o isolamento social na cidade é válido até 20 de maio.

Ao todo, 15 cidades do Pará, do Maranhão e Ceará já adotaram o lockdown. Com a decisão, fica restrita a circulação de pessoas em espaços públicos, com exceção para os serviços essenciais (veja abaixo lista do que funciona e do que será permitido em Fortaleza).

O lockdown já está sendo cogitado em diversas cidades do país, onde os leitos estão perto do 100% de ocupação. Pelo menos 18 estados, além do Distrito Federal, já haviam anunciado para maio a ampliação das medidas de restrição para conter a pandemia.

Além do uso obrigatório de máscara para que estiver na rua, a medida só autoriza o funcionamento de transporte público, transporte por aplicativo, mototáxi, farmácias, supermercados, padarias, bancos, lotéricas, clínicas veterinárias, indústria química, farmacêutica, alimentícia e de produtos hospitalares.

Está autorizado sair para ir a estabelecimentos que prestem serviços essenciais, unidades de saúde, para assistência veterinária, para trabalho em atividades essenciais, entrega de bens essenciais, para ir ar órgãos públicos, realização de serviço de entregas, para missão institucional, para assistência a crianças e idosos, para trabalhar em restaurantes que prestem serviço de entrega entre motivos de força maior devidamente justificados. Caso a pessoa não se enquadre em algum desses casos pode ser levada à delegacia por descumprimento.

Receba nossas newsletters