Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

França deixará de exigir passaporte de vacinação e uso de máscaras

5546

Sem o passe sanitário, o turista poderá acessar os locais de lazer e cultura na França sem comprovar vacinação (Reprodução/Instagram)

A França deixa de exigir o passaporte de vacinação a partir do próximo dia 14 de março. A medida será válida para todos os locais, exceto para os estabelecimentos de saúde. Outra novidade é o fim da exigência de máscaras em ambientes fechados, exceto nos transportes públicos como ônibus, trens e aviões. A flexibilização foi anunciada pelo primeiro-ministro da França, Jean Castex, após decisão do presidente Emmanuel Macron.

A decisão de acabar com o passaporte vacinal acontecerá menos de dois meses após sua adoção, em 24 de janeiro. Segundo Macron, todos os indicadores hoje estão verdes, seja no número de contaminações, hospitalizações ou reanimações, com um declínio muito claro das curvas de contágio. Com isso, o uso de máscaras e o comprovante de vacinação deixarão portanto de ser exigidos em lojas, empresas, restaurantes, bares e cinemas.

“Estão reunidas as condições para uma nova fase de alívio das medidas. A partir de 14 de março, suspenderemos a aplicação do passe de vacina, onde quer que se aplique”, disse o chefe do governo sobre o comprovante de vacinação. O passe continua em vigor nos estabelecimentos de saúde, assim como a exigência de vacinação para os cuidadores.

Atualmente, sem o passaporte de vacina, o turista não consegue acessar os locais de lazer e cultura na França, como salas de espetáculos, parques de diversões, festivais, atividades esportivas, bibliotecas, cinemas, além de feiras, exposições comerciais e seminários profissionais; não consegue realizar viagens de longa distância em transportes públicos interregionais, como voos domésticos; bem como não frequentar grandes centros comerciais.

Como obter o Passaporte de Vacinação até 14 de março

Turistas que estão na França até dia 14 de março devem fazer a solicitação junto à “Assurance Maladie” para conseguir o Passaporte de Vacinação. Para isso, devem apresentar passaporte e certificado de vacinação original impresso. Esses documentos devem incluir nome completo, data de nascimento, data da vacinação, vacina aplicada, se possível o número do lote, o número de doses e o país de vacinação.

A solicitação do certificado pode ser feita diretamente em uma farmácia, na França. As que já oferecem esse serviço podem ser encontradas aqui. O certificado pode ser armazenado no aplicativo “TousAntiCovid“, para ser apresentado em locais que exigem o passe sanitário. Também é possível tirar foto do certificado gerado pela farmácia para manter uma cópia digital.

Entrada de turistas

Como divulgado pelo M&E, a França não exige mais teste de Covid-19 para viajantes vacinados. A medida já está em vigor, após decisão do governo francês, que afirmou que “a prova de vacinação será suficiente para vir à França, seja qual for o país de origem, assim como era antes da disseminação da variante Ômicron”. Até então, apenas os turistas de dentro da União Europeia não precisavam realizar testes até 48 horas antes da partida.

Receba nossas newsletters