Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Viajantes não precisam mais realizar teste de Covid-19 para entrar na França

paris

Até então, apenas os turistas de dentro da União Europeia não precisavam de testes realizados dentro de 48 horas antes da partida.

A França pôs fim a exigência de teste de Covid-19 para viajantes totalmente vacinados. A medida entrou em vigor nesse sábado (12), após decisão do governo francês, que afirmou que “a prova de vacinação será suficiente para vir à França, seja qual for o país de origem, assim como era antes da disseminação da variante Omicron”. Até então, apenas os turistas de dentro da União Europeia não precisavam realizar testes dentro de 48 horas antes da partida.

Apesar do fim da exigência de testes, a França possui novas regras em relação à validade dos certificados de vacinação. Com isso, turistas maiores de 18 anos devem apresentar o comprovante da dose de reforço da vacina contra Covid-19 sete meses após a última aplicação para que a validade do “passaporte sanitário” seja estendida. Desde 1° de fevereiro, o país só aceita certificados de vacinação que comprovem que o portador recebeu sua última dose de vacina em 270 dias.

Sem o passe sanitário, o turista não consegue acessar os locais de lazer e cultura na França, como salas de espetáculos, parques de diversões, festivais, atividades esportivas, bibliotecas, cinemas, além de feiras, exposições comerciais e seminários profissionais; não consegue realizar viagens de longa distância em transportes públicos inter-regionais, como voos domésticos; bem como não frequentar grandes centros comerciais.

Fim do uso de máscaras

As restrições impostas pela França para conter as variantes Delta e Ômicron começaram a ser flexibilizadas no começo do mês, dentro do cronograma estipulado pelo primeiro-ministro Jean Castex. A primeira delas tem a ver com o uso de máscara ao ar livre que deixou de ser obrigatório. A proteção facial, no entanto, ainda segue sendo obrigatória em ambientes fechados e em estabelecimentos abertos ao público, como estádios.

O governo francês também liberou 100% de capacidade para locais que recebam público sentado, todos vacinados, respeitando a obrigatoriedade do uso de máscara. Desde o dia 3 de janeiro, os eventos na França estão limitados a 2 mil pessoas em ambientes fechados e 5 mil pessoas ao ar livre, com exceção de comícios políticos devido à constituição. Com isso, salas de espetáculos, teatros, cinemas ou estádios já podem operar com a capacidade total.

Receba nossas newsletters