Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Turismo em Dados

Infraestrutura e parcerias foram fundamentais para retomada do Turismo, diz ministro

O novo ministro do Turismo respondeu com exclusividade 20 perguntas encaminhadas pelas principais entidades do setor do País.

Carlos Brito, ministro do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

O ministro do Turismo, Carlos Brito, em entrevista à Voz do Brasil, afirmou que ações de investimento em infraestrutura e parcerias estratégicas durante o período da pandemia e da baixa movimentação foram fundamentais para a retomada rápida e positiva pela qual passa atualmente o turismo brasileiro.

Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor faturou cerca de R$ 94 bilhões apenas no primeiro semestre de 2022. “O faturamento representa um crescimento de 33% em relação a 2021. O turismo apresenta uma retomada. Tivemos uma geração de 278 mil empregos. Destes, 100 mil foram do setor do turismo“, afirmou Brito.

“O turismo apresenta uma retomada. Tivemos uma geração de 278 mil empregos. Destes, 100 mil foram do setor do turismo“

O ministro disse ainda que a perspectiva de crescimento para o segundo semestre de 2022 é de 63% em relação ao mesmo período de 2021. “Estamos falando de aproximadamente 673 mil empregos que serão gerados no setor de serviços, onde o turismo está incluído”, completou o ministro, ao lembrar das 2,9 mil obras de infraestrutura em todo o país entre 2019 e 2022, o que facilitou o retorno do fluxo de turistas, além da melhorar pontos turísticos e demais estruturas logísticas relacionadas.

AEROPORTOS E CRUZEIROS – Em junho deste ano, mais de 6 milhões de passageiros usaram a malha aeroviária brasileira. Sobre os cruzeiros, o ministro Carlos Brito informou que o país passa a contar com 9 navios fixos e outros 35 navios com rotas em águas brasileiras. “Isso gera para a economia aproximadamente R$ 3,8 bilhões – 48 mil empregos diretos e indiretos”, complementou.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters