BERLIN – O Pará continuará tratando o Turismo como prioridade. Isto é o que afirmou o secretário adjunto do Governo do Estado, André Dias, que participa da ITB 2019, maior feira de turismo da Europa. Em entrevista ao M&E, André afirmou que, embora a gestão do governador Helder Barbalho tenha realizado a fusão da Secretaria de Turismo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o orçamento de promoção será o mesmo.
“Daremos continuidade aos projetos que foram desenvolvidos no governo anterior. Embora tenha havido a troca de governo, os programas que a secretaria desenvolveu serão mantidos. Por outro lado, já temos outras ideias para o setor que queremos desenvolver logo que estruturarmos o programa de investimento. Teremos o mesmo orçamento para 2019 e continuaremos participando das feiras nacionais e internacionais”, revelou André. “Não diminuimos a estrutura do Turismo, só que agora virará um subsecretaria dentro do Desenvolvimento”, completa.
O programa de capacitação de operadores receptivos, guias de trilhas, garçons, entre outros profissionais que compõem a cadeia turística do estado também será perpetuado. Já na ITB 2019, feira na qual o Pará participa como coexpositor do Estande da Embratur. o enfoque é cultural e totalmente ligado ao ecoturismo. “Queremos mostrar nossa arquitetura influenciada pelos portugueses e nosso belo centro histórico. Por outro lado, temos a Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial, e Alter do Chão, em Santarém, a praia de Rio mais bela do mundo”, finaliza André.