Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Locadoras / Turismo em Dados

Localiza anuncia rebranding, lança holding e apresenta novas áreas de atuação

Bruno Lasansky, CEO da Localiza (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Bruno Lasansky, CEO da Localiza

SÃO PAULO – A Localiza anunciou, durante a primeira edição do Localiza Day, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, seu rebranding para a Localiza & Co, holding que passar a englobar as marcas Localiza (Localiza; Localiza Meoo; Localiza+; Localiza Seminovos); Localiza Empresas; Zarp Localiza, para motoristas de aplicativos; e Eqip Localiza, para a cadeia de oficinas de reparos para veículos. A empresa ainda apresentou uma nova identidade visual.

Prestes a completar 50 anos de mercado e com uma frota de 573 mil veículos, a empresa se viu na necessidade de unir os produtos com o foco em um público semelhante, em uma mesma categoria.

“Apesar de termos uma marca de alto valor e de confiança, um NPS referência do setor e de premiações de excelência no atendimento ao cliente, ainda estávamos estruturados em uma arquitetura que colocava o produto no centro. O cliente sempre foi o centro para nossa tomada de decisão e percebemos que era preciso traduzir a centralidade do cliente também no nosso posicionamento de mercado e branding.”, explica Bruno Lasansky, CEO da Localiza.

“O cliente sempre foi o centro para nossa tomada de decisão e percebemos que era preciso traduzir a centralidade do cliente também no nosso posicionamento de mercado e branding”

O objetivo da Localiza&Co é construir uma plataforma de mobilidade que esteja no Top of Mind do consumidor e para isso, a estratégia foca no crescimento acelerado para a geração de valor; transformação da experiência de mobilidade do cliente; e investimentos.

“Quisemos organizar as marcas em ecossistemas e isso quer dizer, juntar os produtos semelhantes para uma público correspondente”

“Localiza&Co é uma marca que nasce com o DNA digital, isso quer dizer que tem uma ação tanto na vertical quanto na horizontal. Quisemos organizar as marcas em ecossistemas e isso quer dizer, juntar os produtos semelhantes para uma público correspondente”, diz Carlos Sarquis, diretor Executivo de Marketing, Internacionalização e Franchising.

Divisão da Localiza&Co (Foto: divulgação/Localiza)

Divisão da Localiza&Co (Divulgação/Localiza)

Segundo os dados compartilhado no encontro, o lucro líquido da plataforma no terceiro trimestre de 2022 fechou em 2.836,5 milhões de reais, sendo a receita líquida de aluguel R$ 11.244,1, sendo o resultado fruto da combinação de Localiza até 2020 e Localiza + Unidas a partir de 2021.

Balanço 2022

No comparativo entre 2022 e 2021, a Localiza constatou crescimento de 19,2% da receita por carro, queda de 17,5% no custo de ocupação, e redução de 28% do custo de ocupação por carro alugado. No que tange a experiência via app, 1 a cada nove clientes utilizam o formato e 40 mil carros em mais de 90 agências estão disponíveis para o serviço.

Breno Davis, diretor executivo de Gestão de Frotas, salientou que há uma baixa penetração no mercado, de 8%, diante da grande oportunidade de crescimento no mercado. Os dados compartilhados apontam para 591 mil veículos no setor de locação de frotas, sendo 5MM em frotas corporativas de grandes e médias empresas e 7,4MM na frota corporativa Brasil.

Perspectiva 2023

Simulação da nova identidade visual da Localiza aplicada em suas agências (Foto: divulgação/Localiza)

Simulação da nova identidade visual da Localiza aplicada em suas agências (Foto: divulgação/Localiza)

Para 2023, a visão da empresa para o setor de locação de veículos se dedica à excelência em precificarão e aceleração de receitas, eficiência operacional e transformação tecnológica com o uso de aplicativo para contratação do serviço. A lista de prioridades para o ano também incorpora a meta de ter 50% do crescimento em conversão própria, fidelizar clientes e alcançar taxas de renovação superiores a 80%, além de acelerar a sinergia de custos operacionais, unificar plataformas e tirar o melhor proveito da tecnologia.

Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Dividida em dois grandes núcleos (produtos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica), a holding define seus produtos e serviços nas seguintes segmentações: aluguel de curto prazo; carro por assinatura; seminovos; propriedade do carro; jornada do Turismo para o nicho PJ; aluguel corporativo; terceirização de frotas; agro e veículos especiais; seminovos; pesados; soluções próprias (serviço de reparos); telemetria; e mobilidade corporativa para o nicho PJ.

“Temos uma oportunidade clara de deixar de ser uma renta Company, para sermos uma Mobility plataforma, com clientes, dados e colaboradores no centro”, diz Carlos Sarquis.

Localiza +

Lançado nesta quarta-feira (7), o Localiza+ é o serviço de contratação de plano de revisão, agendamento do serviço e pagamento de débitos veiculares para o consumidor final. A novidade visa colocar a Localiza em uma posição intermediária, fazendo a ponte entre o dono do veículo e a oficina de reparos.

O produto lança mão de sua rede parceira a apresentando como diferencial de qualidade, uma vez que possui alcance a nível nacional, para garantir que seu negócio base – a locação de veículos – esteja operando com conformidade.

“Na primeira semana de funcionamento do Localiza + já atingimos 15 mil clientes assinando o serviço”

“Nós temos que ter uma logística para fazer a nossa frota funcionar e aproveitamos essa formatação para oferecer suporte aos donos de oficinas por meio de compra de peças. Na primeira semana de funcionamento do Localiza + já atingimos 15 mil clientes assinando o serviço”, explica Bruno.

Receba nossas newsletters