Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Ministro do Turismo recebe título de cidadão do Rio e Medalha Tiradentes

WhatsApp Image 2022-02-07 at 17.01.41

Alana Passos, deputada estadual, entre Gilson Machado, ministro do Turismo, e Carlos Brito, presidente da Embratur (Paulo Moisés Valcaccio)

O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda-feira (7). As homenagens foram propostas pela presidente da Comissão de Turismo, a deputada estadual Alana Passos, que citou os motivos que tornam o ministro merecedor do título e da maior honraria do parlamento.

“A gestão do ministro Gilson Machado tem buscado proteger e promover o turismo do nosso estado. Ele tem contemplado o Rio de Janeiro com diversas medidas para atrair investidores e estimular o turismo doméstico, como a inclusão do estado no projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), além de tantas outras iniciativas que nos beneficiam indiretamente”, disse Alana Passos.

WhatsApp Image 2022-02-07 at 17.01.40

Gilson Machado Neto recebe a Medalha Tiradentes (Paulo Moisés Valcaccio)

Na ocasião, Gilson Machado disse que o setor turístico no Brasil está retomando a geração de emprego e renda com o avanço da vacinação contra a Covid-19. “O turismo vem há oito meses consecutivos com números positivos. Em novembro, tivemos um faturamento com o turismo no Brasil de R$ 14,7 bilhões, em dezembro, de R$ 19 bilhões. Entre outubro e final de fevereiro, vamos criar, só no turismo, 500 mil novos empregos de carteira assinada”, disse.

“Se fosse um País, seria o maior para o turismo. Quando se pensa em turismo nas Américas, a primeira imagem que vem é o Pão de Açúcar. Precisamos investir na divulgação do Rio de Janeiro no exterior, ouvir que a rede hoteleira do estado está cheia é muito bom”

Ao celebrar o título de Cidadão do Rio de Janeiro, Gilson, que é natural de Pernambuco, nunca escondeu sua paixão pelos destinos fluminenses. “Nada se compara ao Rio de Janeiro. Ele foi melhor remédio para depressão que eu já tive até hoje. Quando eu me sentia desmotivado e sem inspiração, era para o Rio de Janeiro que eu viajava. O primeiro cartão-postal de qualquer ser humano que pensa em vir para a América Latina é o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro precisa sair do eterno potencial e se transformar na realidade: ser o maior endereço turístico da América Latina”, completou.

Ao justificar a escolha de Gilson para receber a Medalha Tiradentes, Alana Passos lembrou que o executivo “tem aproveitado toda a potencialidade turística do nosso país para promover o crescimento econômico, através da geração de emprego e renda, nesse que é motor da economia brasileira. O Estado do Rio de Janeiro tem sido contemplado por diversos projetos e medidas para atrair investidores, empreendedores e o poder público na busca pelo fomento ao turismo fluminense”, disse.

Alana Passos e Gilson Machado

Alana Passos e Gilson Machado (Julia Passos/Alerj)

EMBRATUR – O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito, também recebeu da Alerj a Medalha Tiradentes e o título de cidadão do Rio de Janeiro. Ele agradeceu o reconhecimento de seu trabalho. “Imensa honra receber esta medalha, esse estado marcado com simbolismos que representam o turismo. Ainda vamos fazer muito mais pelo Rio de Janeiro”, afirmou.

Participaram da homenagem o deputado federal Hélio Lopes (PSL), o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio), Alexandre Sampaio.

Potencial do Rio

O Estado do Rio recebe anualmente mais de 1,2 milhão de turistas, 27,5% do total dos que visitam o País. “O turismo é um relevante vetor de transformação da economia, promove inclusão social e gera oportunidade de emprego e renda através do aumento de consumo e da produção de bens e serviços com a chegada dos turistas ao País. Investir no turismo é investir no desenvolvimento econômico e na transformação da sociedade”, disse Alana.

O ministro reforçou a necessidade do investimento local. “Se fosse um País, seria o maior para o turismo. Quando se pensa em turismo nas Américas, a primeira imagem que vem é o Pão de Açúcar. Precisamos investir na divulgação do Rio de Janeiro no exterior, ouvir que a rede hoteleira do estado está cheia é muito bom. Estamos desburocratizando algumas das propostas para o desenvolvimento econômico e a ações estruturantes”, destacou.

Fonte: Agência Brasil e Alerj

Receba nossas newsletters