Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Volume de viagens internacionais tem queda de 87% em janeiro

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelaram uma queda de 87% no volume de chegadas de turistas internacionais em janeiro, em comparação com 2020, por conta da pandemia de Covid-19. E com atualmente 32% de todos os destinos mundiais completamente fechados aos turistas internacionais (até o fim de fevereiro), a OMT espera que os primeiros meses de 2021 sejam difíceis para o turismo mundial.

shutterstock_1654083868

OMT espera que os primeiros meses de 2021 sejam difíceis para o turismo mundial

As perspectivas para o resto do ano permanecem incertas. Enquanto isso, a OMT mantém seu apelo a uma maior coordenação entre os países no que diz respeito a protocolos de viagens que permitam a reativação segura do turismo e evitem mais um ano de grandes prejuízos para o setor. De acordo com a última edição do Barômetro Mundial do Turismo da OMT, todas as regiões do mundo continuaram a ter quedas acentuadas no número de chegadas durante o primeiro mês do ano.

Testes obrigatórios, quarentenas e, em alguns casos, o fechamento total das fronteiras têm dificultado a retomada das viagens internacionais

Testes obrigatórios, quarentenas e, em alguns casos, o fechamento total das fronteiras têm dificultado a retomada das viagens internacionais. Além disso, a chegada das vacinas e sua administração têm sido mais lentas do que o esperado, atrasando ainda mais o reinício do turismo. Segundo o órgão, a comunidade internacional deve tomar medidas fortes e urgentes para garantir um 2021 mais promissor.

A Ásia e o Pacífico (-96%), a região que continua a ter o maior nível de restrições, viu a maior queda nas chegadas em janeiro. A Europa e a África sofreram uma queda de 85%, enquanto o Oriente Médio registrou uma queda de 84%. As chegadas internacionais às Américas caíram 79% em janeiro, após resultados ligeiramente melhores no último trimestre de 2020.

As chegadas internacionais às Américas caíram 79% em janeiro, após resultados ligeiramente melhores no último trimestre de 2020

“O ano de 2020 foi o pior da história do turismo. A comunidade internacional deve tomar medidas fortes e urgentes para garantir um 2021 mais promissor. Existem milhões de pessoas e empresas que dependem disso. Uma melhor coordenação entre os países e a harmonização dos protocolos de viagens e saúde são fatores essenciais para restaurar a confiança no turismo e permitir que as viagens internacionais sejam retomadas com segurança”, disse o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Possibilidades de retomada no final de 2021

Com base nas tendências atuais, a OMT prevê que as chegadas de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2021 serão 85% menores do que no mesmo período de 2019. Isso significaria uma perda de cerca de 260 milhões de chegadas internacionais em comparação com os níveis pré-pandêmicos.

OMT prevê que as chegadas de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2021 serão 85% menores do que no mesmo período de 2019

De olho no futuro, a OMT traçou dois cenários para 2021, que consideram uma possível retomada das viagens internacionais no segundo semestre. Baseiam-se em vários factores, mas sobretudo no levantamento das restrições, no sucesso dos programas de vacinação e na introdução de protocolos harmonizados, como o certificado digital verde da Comissão Europeia.

O primeiro cenário indica uma recuperação em julho, o que levaria a um aumento de 66% nas chegadas internacionais até 2021 em comparação com as mínimas históricas de 2020. Nesse caso, as chegadas ainda estariam 55% abaixo das registradas em 2019. O segundo cenário considera uma possível retomada em setembro, o que levaria a um aumento de 22% no número de chegadas em relação ao ano anterior. Nesse caso, estaríamos diante de um valor 67% inferior ao de 2019.

Receba nossas newsletters