Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur dá inicio a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Informações turísticas, atividades turísticas, cadastrar o conselho estão disponíveis no formulário para preenchimento

Informações turísticas, atividades turísticas, cadastrar o conselho estão disponíveis no formulário para preenchimento

O Ministério do Turismo promoveu a cerimônia abertura do sistema do Mapa do Turismo Brasileiros para estados, municípios e regiões turísticas. A partir desta quarta-feira (2) as informações poderão ser atualizadas a qualquer momento. conforme critérios definidos na Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021. Os dados são conferidos e homologados pelos estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de Turismo, e encaminhados ao MTur para aprovação.

“A tecnologia tem uma velocidade instantânea e é um absurdo que um município precisasse esperar dois anos para tentar uma vaga no Mapa do Turismo Brasileiro. A gente trabalha para que as coisas acontecem na velocidade que o município demanda”, pontuou Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

Participaram da cerimônia Cacau de Paula, secretária de Turismo de Recife, Fabrício Amaral, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo; Rogério Cruz, prefeito de Goiás, Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal e Carlos Brito, presidente de Embratur.

“O turismo começa nos municípios e a gente precisa ter isso organizado para o governo entender as necessidades dos municípios. Isso com certeza vai facilitar o trabalho do turismo no Brasil como um todo”, declarou Cacau. “É importante dar a oportunidade de pequenos municípios mostrarem que podem usar o turismo como grande fator de desenvolvimento”, complementou Fabrício Amaral, que também celebrou a aproximação do MTur e da Embratur com os estados.

O evento também contou com as presenças de Carlos Brito, presidente da Embratur; da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; do vice-presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (DF), Alisson Silva, representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM), e de integrantes da Rede de Interlocutores do PRT, entre outros.

Para acessar a plataforma, basta digitar www.sistema.mapa.turismo.gov.br no navegador, fazer login e preencher todos os campos do formulário, além de incluir os documentos comprobatórios. São compartilhadas informações turísticas, atividades turísticas, cadastrar o conselho estão disponíveis para preenchimento.

Depois de preenchido, o Estado tem até 30 dias para homologar as informações e repassar ao Ministério do Turismo, e este tem até 15 dias corridos para revisar, aprovar os cadastros e subir os dados e subir na plataforma.

“O Mapa do Turismo é de extrema importância para todos nós que fazer parte dos municípios e precisamos disso catalogados, para que consigamos receber recursos e fazer o governo entender as necessidades dos municípios. Nós como Anseditur nos comprometemos a auxiliar nos cadastros para que tenhamos cada vez mais municípios fazendo parte do Mapa do Turismo”, pontua Cacau de Paula, que também é presidente da Anseditur.

Receba nossas newsletters