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Destinos / Política

MTur divulga boletim com políticas públicas e rotas turísticas do Turismo Rural

De janeiro a julho, mais de um milhão de pessoas visitaram a atração, eleita uma das sete Maravilhas da Natureza

Foram elencadas rotas de turismo em todas as regiões, com oferta de experiências múltiplas

O Ministério do Turismo divulgou o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural. O documento, que integra uma série de políticas públicas voltadas ao segmento neste ano, apresenta rotas turísticas e informações que vão nortear ações futuras do poder público. Foram elencadas rotas de turismo em todas as regiões, com oferta de experiências múltiplas, o que enriquece as visitas realizadas e a interação com o patrimônio cultural e ambiental.

Para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade no Turismo, William França, o BIMT faz um importante levantamento das atividades de turismo rural presentes em todas as regiões do País, demonstrando a riqueza da atividade no Brasil. “O MTur tem estado alinhado às tendências de mercado para buscar impulsionar as atividades turísticas de forma a contribuir para o crescimento econômico do País e a geração de emprego e renda”, disse. “E o Turismo Rural tem ainda outros aspectos muito importantes, que são gerar uma alternativa de renda para o campo, manter a população no entorno rural e contribuir para o desenvolvimento local”, completou.

De acordo com o Boletim, as motivações de viagens e as expectativas do turista têm se atualizado, com maior demanda por segurança, controle de higienização e pela busca por ambientes abertos e vinculados à ideia de saúde. Segundo pesquisa da MindMiners, 61% dos entrevistados dizem que optam por viagem dentro do país, antes de viajar para o exterior, na atualidade. As tendências apontam, ainda, que há preferência por viajar em carro próprio para destinos turísticos mais próximos.

Os dados e informações da sétima edição do Boletim foram coletados pela equipe do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo a partir de entrevistas com especialistas e a colaboração de Órgãos Estaduais de Turismo e representantes do Sebrae nas Unidades da Federação que fazem parte da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT).

Foram realizadas, também, entrevistas com representantes relevantes do turismo rural de organizações multilaterais como a OMT, de instituições como o Sebrae, de representantes do mercado e de pesquisas. Outras fontes utilizadas são provenientes de dados secundários disponíveis sobre os destinos de turismo rural, além de publicações anteriores do MTur, como os Cadernos de Orientações Básicas sobre Segmentação do Turismo.

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