Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Número de estrangeiros que visitam o Brasil a lazer sobe 14,6% desde 2015

Marcelo Álvaro Antonio é o novo ministro do Turismo do Brasil (Foto: Gustavo Messina)

Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, afirmou que o lazer é uma vocação natural do Brasil (Gustavo Messina)

O número de turistas estrangeiros que procuraram o Brasil para descansar ou se divertir aumentou 14,6% nos últimos 4 anos. O dado é do Estudo de Demanda Internacional 2018, divulgado pelo Ministério do Turismo, que revelou ainda que, em 2015, cerca de metade (51,3%) dos visitantes que chegaram ao País vieram com o intuito de conhecer as belezas naturais e culturais brasileiras. O percentual é menor do que o registrado no ano passado, quando 58,8% deles chegaram com a mesma intenção.

O estudo, trouxe ainda que, entre os tipos de lazer, o sol e as praias do país foi preferência de sete em cada 10 visitantes, no ano passado. Logo após, aparece o turismo de aventura, ecoturismo e natureza, sendo procurado por 16,3% dos entrevistados. A cultura brasileira, também, foi um dos principais motivos de viagem dos estrangeiros, representando 9,5% do interesse.

“O fórum econômico mundial já confirmou o nosso país como o primeiro do mundo em recursos naturais. O turismo de lazer é uma vocação natural do país, mas, para atingirmos as nossas metas, precisamos diversificar a nossa oferta e crescer bastante também no turismo de negócios, que reduz o efeito da sazonalidade no setor e ainda traz um visitante com nível de gasto mais elevado”, ponderou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A Argentina é o maior emissor de turistas que vêm ao país para aproveitar os momentos de lazer, com 86%. Ecoturismo é o segmento preferido dos japoneses que desembarcaram no Brasil a lazer (65,7%). Os percentuais de interesse em aproveitar a cultura brasileira nos dias que permaneceram no país são registrados na Holanda (32,3%), Reino Unido (30,8%) e Itália (29,4%).

Entre as cidades mais procuradas para o lazer, o Rio de Janeiro continua sendo o principal destino destes turistas, seguido por Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Armação dos Búzios (RJ) e São Paulo (SP). E as belezas naturais e culturais do país conquistaram a grande maioria desses turistas. Isso porque, 96,5% deles mostraram a intenção de retorna ao Brasil e conhecer cada vez mais os destinos brasileiros.

Receba nossas newsletters