Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

“Pandemia destacou importância do Turismo para nossas economias e sociedades”, diz OMT

omt zurab divulgaçãoO secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, fez um balanço do que foi o ano de 2021 para o turismo mundial. Segundo ele, este ano ainda foi difícil para nossas sociedades, nossas economias e o turismo, com milhões de empregos e empresas ainda em perigo, enquanto se aguarda a evolução da crise e das ações dos governos.

No entanto, segundo Zurab, não estamos no mesmo lugar que estávamos quando a pandemia foi declarada em março de 2020. “Na verdade, conseguimos lançar as bases para reiniciar o turismo em torno dos pilares da sustentabilidade, inovação, pessoas e investimento para um futuro resiliente.

Turismo ganha posição de destaque na pandemia

De acordo com o secretário-geral da OMT, durante o ano passado, muito progresso foi feito na distribuição de vacinas e na detecção e tratamento de Covid-19. “Também vimos um progresso significativo na busca de um equilíbrio entre garantir a segurança das pessoas e manter o turismo à tona, conforme ilustrado pela colaboração efetiva da OMT com a Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início da pandemia”.

Para ele, uma abordagem colaborativa e multilateral é e deve permanecer como o ponto mais importante das lições aprendidas em tão pouco tempo. “A necessidade de protocolos de viagem harmonizados tem sido a mensagem que transmitimos desde o primeiro dia, protocolos que têm sido essenciais para retomar o turismo em muitas partes do mundo, especialmente nos destinos do hemisfério norte durante os meses de verão, quando maior é o afluxo de turistas”, disse.

Como nunca antes, a pandemia destacou a importância do turismo para nossas economias e sociedades. O turismo agora faz parte da conversa global e figura com destaque nos planos de ação de recuperação nacionais e internacionais”

“Sentimo-nos também encorajados por termos demonstrado a resiliência e determinação do próprio setor do turismo, bem como dos nossos Estados-Membros. Como nunca antes, a pandemia destacou a importância do turismo para nossas economias e sociedades. O turismo agora faz parte da conversa global e figura com destaque nos planos de ação de recuperação nacionais e internacionais”, completou Zurab.

Ecossistema global com 12 mil startups

O interesse em competições da OMT para inovação e startups continua crescendo, segundo Zurab. O ecossistema de inovação global da OMT, por exemplo, é agora composto por mais de 12 mil startups de 160 países, com US$ 83 milhões mobilizados e 300 parceiros corporativos atualmente trabalhando em novas tecnologias de turismo. E os programas educacionais estão alcançando um número sem precedentes de pessoas, com mais de 20 mil alunos de 100 países em apenas 18 meses.

Para as pessoas e o planeta

Para o secretário-geral da OMT, o turismo está pronto para fazer o trabalho árduo e cumprir suas responsabilidades para com as pessoas e com o planeta, como evidenciado pelo enorme interesse na Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo, apresentada na Cúpula do Clima das Nações Unidas, Unidos, conhecida como COP26.

“Estamos recebendo um número crescente de compromissos para reduzir as emissões pela metade até 2030 e atingir o nível de emissões líquidas zero até 2050, com países membros, diferentes destinos, empresas globais e atores locais, bem como a mídia: já são centenas , e continuamos adicionando mais”, destacou Zurab.

Para Pololikashvili, a vigésima quarta Assembleia Geral da OMT, realizada em Madri, reuniu os membros para falarem a uma só voz. “Os membros elogiaram o trabalho realizado pela OMT durante a pandemia e sua visão para o futuro da Organização e do setor, apoiando iniciativas importantes como o primeiro Código Internacional para a Proteção de Turistas. Essa estrutura legal histórica foi projetada para restaurar a confiança nas viagens, um ingrediente vital para a recuperação”, destacou.

Integrando o Turismo

“Em uma crise, você percebe o que é importante e quem são seus amigos. O turismo agora faz parte da conversa global e figura com destaque nos planos de ação de recuperação nacionais e internacionais”, frisou o secretário-geral.

Em uma crise, você percebe o que é importante e quem são seus amigos. O turismo agora faz parte da conversa global e figura com destaque nos planos de ação de recuperação nacionais e internacionais”

“E o apoio à OMT nunca foi tão forte. Nos últimos doze meses, fortalecemos nossas principais parcerias, inclusive com o G20 e G7, além da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional), FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Banco Mundial, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CAF (Corporação Andina de Desenvolvimento) e EBRD (Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento). Levamos nossa voz aos escalões superiores das Nações Unidas, com um reconhecimento histórico do turismo e da OMT pelo Secretário-Geral das Nações Unidas”, completou Zurab.

O futuro começa agora

“A forma como a pandemia evoluiu nas últimas semanas do ano dá a todos nós motivos para estarmos preocupados e colocar a saúde pública acima de tudo. Mas os acontecimentos recentes revalidam nossa posição inicial: a única maneira de avançar é por meio de colaboração e ações baseadas em evidências e não em especulação ou estratégia política”, disse Zurab.

Ele completou. “A OMT está em uma boa posição para usar as conquistas de 2021 como um trampolim para construir um turismo melhor nos próximos anos, com o setor pronto para retornar assim que as condições certas estiverem reunidas. Com esse espírito, desejo a todos um 2022 seguro e saudável. A OMT está ao seu lado, para que continuemos a trabalhar juntos para o nosso progresso conjunto”, finalizou.

Receba nossas newsletters