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Destinos / Turismo em Dados

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros pretende viajar em 2023; veja top destinos

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A pesquisa revelou ainda que 67% dos brasileiros gostariam de viajar entre dezembro deste ano até julho do ano que vem (Marco Ankosqui/MTur)

A Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, lançou o estudo “Turismo – 2023” para identificar os comportamentos e expectativas de viagens a partir de painel digital com mais de 1,2 mil brasileiros. E nela, 53% da população afirmou que pretende viajar em 2023, embora 19% dos brasileiros ainda estejam decidindo. Já 21% sentem vontade de viajar, mas não vão; e 8% não querem e nem pretendem sair de casa.

A pesquisa revelou ainda que 67% dos brasileiros gostariam de viajar entre dezembro deste ano até julho do ano que vem. Sendo 16% em dezembro/22 e janeiro/23, cada; 6% em fevereiro; e 29% até julho. A partir de julho estão 18%. Como destino predileto, o Brasil desponta com 87% das intenções. Destes, 60% pretendem fazer passeios por outros Estados, enquanto 27% pretendem curtir o Estado em que moram.

Para viagens ao exterior, 53% dos brasileiros pretendem visitar os EUA e três em 10 turistas planejam ir até 2023. O Top 3 norte-americano é formado por New York (68%), Orlando (64%) e Miami (53%). A Europa também está na mira e é uma preferência para 23%. Os demais destinos citados foram América do Norte (11%), América Latina (7%). África, Austrália/Oceania e Ásia (3%, cada), Outros (2%). 7% ainda estão indecisos.

FINANÇAS E COVID-19 – A situação financeira é uma preocupação no momento de organizar uma trip e foi apontada por 60%; outros fatores como a economia atual do país (21%) e a cotação do dólar (17%) também estão no radar. Como herança da Covid-19, há 14% que temem a pandemia e outras doenças que têm surgido em menor escala; e 10%, observam a garantia na higiene dos transportes, locais, manuseio de malas. 26% encaram como desafio conciliar as agendas e encontrar uma data disponível devido a compromissos.

PREPARAÇÃO – Os preparativos de viagem de 40% dos brasileiros começam entre 3 e 6 meses antes de seguirem rumo ao destino. Para 23% o período de 1 a 3 meses é suficiente e 11% preparam apenas 1 mês antes de embarcarem. Para 20% um ano antes é o ideal e 5% optaram por se programarem com mais de um ano de antecedência.

“As empresas de turismo, passeios e o setor da hotelaria devem começar o quanto antes as suas ativações. Com uma grande parcela de brasileiros se preparando para viajar nos próximos seis meses, essa é a hora de criar campanhas efetivas com promoções agressivas e atrativos que impactem”, sugere Ligia Melo, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

MÉDIA DE VIAGEM – Os brasileiros querem curtir ao máximo seus dias de viagem e o período perfeito permeia uma semana. Para 43%, o ideal é de 5 a 8 dias, e até 4 dias, para 8%. Entre aqueles que têm mais tempo para ficar na cidade escolhida, o ideal é de 9 a 12 dias é o ideal (22%); 13 a 16 dias (17%); 17 a 20 dias (5%); 25 dias ou mais (4%).

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