Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Praticamente todos os brasileiros preferem praias nacionais do que internacionais, diz pesquisa

O Rio de Janeiro recebe cerca de 650 mil turistas vindos de países da América do Sul por ano e com a participação o objetivo é aumentar esse número entre 15% e 25% (Foto: MTur)

Rio de Janeiro e a Bahia estão entre os estados de praia mais visitados entre viajantes de todas as regiões do país, seguidos por São Paulo, Ceará e Pernambuco (Divulgação/MTur)

Praticamente todos os brasileiros (97%) preferem viajar para praias pelo Brasil, do que visitar a costa estrangeira. É o que mostra uma nova pesquisa realizada pela Booking.com, realizada de maneira independente com 1.206 entrevistados no Brasil. Ainda segundo os dados da plataforma de viagens, o Rio de Janeiro e a Bahia estão entre os estados de praia mais visitados entre viajantes de todas as regiões do país, seguidos por São Paulo, Ceará e Pernambuco.

Como já era de se esperar, o verão é o período preferido dos viajantes brasileiros: 82% consideram a estação como o melhor momento para aproveitar uma viagem para a praia. Além disso, a pesquisa demonstrou que as pessoas passam em média 5h por dia na orla, sendo o período da manhã o período preferido por quase metade dos brasileiros (45%). Entre as atividades mais populares estão o banho de sol (69%) e uma caminhada à beira mar (59%).

Os dados ainda apontam que os brasileiros estão propensos a conhecer lugares inéditos: 4 em cada 5 (80%) costumam visitar novas praias quando viajam, e a média nacional é de quatro estados litorâneos já visitados pelos turistas do país. Em relação à estadia, 6 em 10 brasileiros ficam pelo fim de semana ou por mais alguns dias no destino de praia (62%). As escolhas pelo período mostram a relação com a costa brasileira. No Nordeste, maior litoral do país, é mais comum o escape de fim de semana (44%), enquanto o Centro-Oeste, região sem acesso direto ao litoral, lidera o tempo de estadia, com 52% dos viajantes permanecendo uma semana.

Receba nossas newsletters